Perdi o voo, ganhei Madri! Uma cortesia do acaso

Quando um imprevisto pode ser uma boa surpresa

Depois da minha viagem sozinha pela Europa – que você lê nos posts Sozinha em PARIS e Badala Big Ben que eu tô em Londres – chegou a hora de partir. Vendi meu rim para pagar o táxi que me levou ao aeroporto de Londres, entrei no avião e me preparei para uma longa viagem de volta ao Brasil, com escalas em Madri e Rio de Janeiro até meu destino final, Belo Horizonte.

O voo da Iberia saiu de Heathrow (Londres) um pouco atrasado e o desembarque no Aeroporto de Barajas (Madri) demorou a ser concluído. RESULTADO: quando pisei em solo espanhol, a aeronave que me levaria ao Brasil já havia decolado. Quem conhece o Aeroporto de Barajas sabe como ele é imenso, não raro você vê pessoas correndo chorando desesperadas. Para passar do desembarque para o embarque você tem que usar um metrô dentro do próprio aeroporto, enfim, algo muito bizarro. Mas, no meu caso, o atraso foi culpa da companhia aérea mesmo.

Minha ficha nem havia caído quando vi vários brasileiros vindos de Portugal amontoando-se no guichê da Iberia. Eles tinham perdido o voo também. “O caos foi geral”, pensei. A última coisa que eu queria era discutir em espanhol, então fiquei só observando. Na minha vez, o rapaz do guichê perguntou se eu queria ser realocada em um voo para Bogotá e de lá seguir para o Brasil ou se eu queria passar o dia em Madri, dormir em um hotel pago pela Iberia e embarcar no dia seguinte. Claro que eu quis ficar e ganhei um dia na Espanha para brincar ! Hospedaram minha pessoa em um hotel ótimo, me deram almoço e vinho. Aproveitei para dar um rolé pelo centro turístico de Madri: Puerta Del Sol, Plaza Mayor, Palacio Real e Mercado de San Miguel.

Puerta Del Sol
Plaza Mayor

No dia seguinte quase perdi o novo voo porque confundi o fuso horário! No post Para o alto e avante! Superando o medo de avião eu conto como fiz para tornar o voo ao Brasil menos sofrido.

Todos nós sabemos que a Iberia não fez um ato de generosidade. Ela cumpriu com o dever dela. Por isso é bom conhecer os nossos direitos. Antes de viajar dê uma olhada no Guia do Passageiro da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). As Informações abaixo foram retiradas dele.

“Nos casos de atraso e cancelamento de voo e preterição de embarque (embarque não realizado por motivo de segurança operacional, troca de aeronave, overbooking, etc) o passageiro que comparecer para embarque tem direito à assistência material, que envolve comunicação, alimentação e acomodação. Essas medidas têm como objetivo minimizar o desconforto dos passageiros enquanto aguardam seu voo, atendendo às suas necessidades imediatas. A assistência é oferecida gradualmente, pela empresa aérea, de acordo com o tempo de espera, contado a partir do momento em que houve o atraso, cancelamento ou preterição de embarque, conforme demonstrado a seguir:

A partir de 1 hora: comunicação (internet, telefonemas, etc).

A partir de 2 horas: alimentação (voucher, lanche, bebidas, etc).

A partir de 4 horas: acomodação ou hospedagem (se for o caso) e transporte do aeroporto ao local de acomodação. Se você estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e desta para o aeroporto.Se o atraso for superior a 4 horas ou houver cancelamento do voo ou preterição do embarque a empresa deverá oferecer ao passageiro, além de assistência material, opções de reacomodação (em voo próprio ou de terceiros) ou reembolso (incluindo as taxas)”.

Essas informações são valiosas já que nunca sabemos quando o imponderável baterá na nossa porta. Um detalhe é que recebi esse atendimento na Europa. Aqui no Brasil as empresas costumam bater o pé na hora de cumprir suas obrigações. Por isso é bom saber direitinho seus direitos para saber cobrá-los. E não se aborreça diante dos imprevistos durante viagens. Lembre-se que eles podem até ser bem vindos como este improvável passeio em Madri que ganhei de cortesia do acaso.

Mercado de San Miguel
Palacio Real

Gostou deste post? Siga nossas redes:

faceblogtwitterbloginstagramblog (1)