Privada eletrônica? Doce de arroz e feijão? Conheça 10 curiosidades sobre o Japão

O Japão é um país curiosíssimo cheio de novidades, eletrônicos bizarros e por aí vai. As vezes eles são bem práticos, às vezes bem tradicionais, super legal. Olhando minhas fotos resolvi enumerar 10 coisas que chamam atenção logo nos primeiros dias que pisamos em solo nipônico.

1 – A latinha de refrigerante deles é de rosca. Bem mais prática de abrir do que a nossa. Quem nunca machucou a unha tentando abrir um refrigerante que atire a primeira pedra.

CIMG96041
“Latinha” de refrigerante

2 – Para comprar refrigerante, água, chá, café gelado e demais bebidas você usa essas máquinas que estão espalhadas estrategicamente pelas cidades. Tem em todos os lugares, até nos mais inóspitos. Nada de ambulantes carregando caixas de isopor com gelo derretido.

Máquinas como essas estão espalhadas pelas cidades nas ruas, estações de metrô, etc

3 – As portas dos táxis abrem e fecham automaticamente. Eu sempre esquecia e tentava fechá-las em vão. Muito higiênico ! As portas dos hotéis, lojas, restaurantes, de quase tudo é automático. Os retrovisores também ficam em lugares diferentes.

Táxi com portas automáticas e retrovisores lá na frente.

4- No país dos eletrônicos até mesmo as privadas são eletrônicas. Elas conversam com a gente, tocam músicas para relaxar e ainda fazem a higiene da pessoa após o uso. Essa última opção não tive coragem de utilizar.

Privadas eletrônicas japonesas

5 – Mas a privada estilo oriental tradicional é essa colada no chão, tipo uma fossa. Tem que fazer um super agachamento para fazer as necessidades. Os turistas não gostam dela ou não sabem usar. Em um passeio que fiz ao Monte Fuji fui ao banheiro e tinha uma fila enorme para a privada estilo ocidental. Essas de estilo oriental estavam livres e desimpedidas.

Privadas estilo oriental

6- Eles têm um doce feito de arroz e feijão! Sakuramochi é um doce japonês (wagashi) feito de mochi (bolinho de arroz) e Anko (pasta de feijão doce) enrolado com uma folha de sakura (cerejeira). OBS: os doces deles tem mil vezes menos açúcar que os nossos.

Sakuramochi é um doce japonês feito de bolinho de arroz e pasta de feijão doce

7- Em japonês, Ku significa distrito. Esse é o distrito de Sumida, em Tokyo.

Ku é distrito

8 – Essa tipo de arquitetura é chamado de “pagode”.

Só no pagodim!

9 – Apesar de terem cavalos eles mesmos preferem fazer o trabalho pesado.

Homem levando turista para passear de Rikisha

10 – Na tradição japonesa o wasabi (pasta verde) é colocado durante a preparação entre o peixe e o arroz. Segundo a mãe do meu amigo Anderson Ichikawa, japoneses colocam wasabi em quase tudo e se um dia você comer algo que não te fez bem, pode comer um pouquinho de wasabi que vai te ajudar a melhorar. Sabedoria milenar!

Comida japonesa

LEGAL DEMAIS, NÉ?!!!