Hospede-se em um ryokan de Quioto e vire japonês por alguns dias

Alguns dos mais famosos templos do Japão estão em Quioto. Por isso, a cidade costuma estar no roteiro de boa parte dos viajantes. Viajei de Tóquio para Quioto com o Japan Rail Pass, meu relato está no post O Melhor amigo do turista que viaja para o Japão. Se você sentar do lado direito do Shinkansen (trem-bala) você terá uma vista como essa:

Monte Fuji

A minha dica é que os turistas aproveitem a estadia na cidade para conhecer um pouco mais da cultura se hospedando em hotéis que ofereçam quartos em estilo japonês, conhecidos como ryokan. Sugiro o Oyado Ishicho onde me hospedei em abril de 2013. Ele não é tão caro quanto outros e oferece os mesmos serviços com qualidade. Os quartos têm piso de tatami (tecido de palha) e camas futon. Isso mesmo, dormimos no chão! E o chão é limpinho porque devemos tirar os sapatos para entrar no cômodo, como manda a tradição.

Dormimos em futons

Além disso eles oferecem a indumentária oriental conhecida como yukata para criar todo um clima.

Vestindo uma yukata

Os funcionários dessas hospedarias são ótimos anfitriões e fazem questão de fazer com que os hóspedes sintam-se em casa. O café da manhã é super variado e os alimentos variam de acordo com a estação do ano.

Refeitório da ryokan
Café da manhã oriental

O café da manhã é servido no refeitório mas algumas refeições podem ser servidas no próprio quarto. Até uma pequena amostra da cerimônia do chá (chanoyu) eles prepararam pra gente.

Pequena amostra do “chanoyu”

É uma experiência super bacana para quem gosta de mergulhar nos costumes de outros povos. Conheça um ryokan e orientalize-se por alguns dias.