Os encantos da Praça da Liberdade #visitebh

A Praça da Liberdade é um dos lugares mais legais de Belo Horizonte na minha humilde opinião e o turista não pode deixar de visitá-la nem que seja para tomar um vinho chapinha no coreto. Aliás, até os moradores de BH deveriam passear pela praça no mínimo uma vez por semana. Além de ter jardins bem cuidados, um visual lindo do corredor de palmeiras imperiais que levam ao Palácio da Liberdade, a praça é palco de infinitos espetáculos dos tipos mais variados. Volta e meia passo por lá e está rolando uma orquestra, uma MPB, um tambor, um teatro de bonecos, uma sessão de cinema, enfim, é sempre uma surpresa. Sem contar nos eventos não programados como uma roda de capoeira, artistas plásticos em ação, cantores e seus violões ou quem sabe até mesmo uma apresentação de esgrima! (flagrei essa semana!)

IMG_4026 (1)
Apresentação de esgrima do Barroca Tênis Clube
IMG_4035
Artistas plásticos
IMG_4031 (1)
Cantor

A praça também é boa para curtir uma fossa. Se você estiver triste vá lá, sente em um daqueles bancos e reflita. Você vai sair melhor certamente. Também é bacana para levar as crianças, os bichinhos de estimação, fazer uma caminhada… Para quem gosta de artes, o local se tornou um oásis a partir de 2010 quando, da união dos prédios históricos que antes eram sede das secretarias de governo, foi criado o Circuito Cultural Praça da Liberdade.

O complexo abriga: Arquivo Público Mineiro, Centro de Arte Popular – CEMIG, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Espaço do Conhecimento UFMG, Museu das Minas e do Metal, Memorial Minas Gerais Vale, Palácio da Liberdade, Museu Mineiro, Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB. É sobre esse último que vou falar hoje. Funciona no prédio que abrigava a Secretaria da Defesa Social e a Procuradoria Geral do Estado.

IMG_4024 (1)
Fachada do CCBB

Depois de um rolé pela praça entrei no CCBB para ver as exposições e ver o prédio que, depois da reforma, considero por si só uma obra de arte. Qual não foi minha grata surpresa ao dar de cara com este lindo e apaixonante Pablo Picasso!

IMG_4023 (1)
Pablo Picasso – Cabeças Grandes (Big heads) 1969

A obra faz parte da exposição Visões na Coleção Ludwig. Também gostei muito do colorido e da textura das obras de Bernd Schwarzer.

IMG_4017
Bernd Schwarzer, Muro Alemão, paisagem

Se você curte muito mesmo exposições aproveita para conhecer as obras de Daniel Hourdé. Tem até uma escultura em minha homenagem. Risos, risos, risos… Essa exposição estará aberta ao público até 28 de outubro.

IMG_4010
Cabra Cega, 2008, Bronze

Passeio imperdível para quem mora ou está de passagem pela capital mineira!