Tokyo Skytree – A Torre mais alta da galáxia!

A Tokyo Sytree é um dos fantásticos pontos turísticos de Tóquio (leia Tóquio: O outro (lado do) mundo). Ela é uma torre de radiodifusão que foi construída misturando técnicas antigas do Japão e tecnologia de ponta. Os japoneses analisaram várias construções em todo o mundo e, a partir dos dados obtidos, foi decidido que a Tokyo Sytree deveria ter 634 metros de altura para, assim, ser a maior torre do mundo! Dessa forma, ela foi reconhecida em 17 de novembro de 2011, pelo Livro Guinness dos Records.

A torre tem a cor do anil mais claro que existe, o “índigo branco”, uma cor tradicional do Japão

Sistema anti-terremoto

Em função de terremotos e vendavais, a torre utiliza um sistema anti-terremoto no qual o steel frame do corpo da torre e o seu pilar central são estruturalmente independentes. No centro do pagode de 5 andares (tipo de torre tradicional do Japão) há um pilar chamado pilar central. Como o aspecto visual deste sistema anti-terremoto se parece com o pagode tradicional, ele é chamado de “sistema anti-terremoto de pilar central”.

OBS: É sabido que quanto mais alto, maior o saculejo causado por um terremoto. Nem com esse sistema eu gostaria de estar lá em cima durante um tremor. hehehe

521732_4872595928816_717792818_n
Tokyo Skytree ao fundo

Umas das atrações, dentro da atração, é o elevador “Tembo Shuttle”. Tem capacidade para 40 pessoas e é o mais rápido do Japão, com uma velocidade de 600m por minuto. Gastamos poucos segundos para chegar até o observatório lááá no alto.

No observatório da Skytree

E lááá no alto tem esse piso de vidro temperado pra gente passar por cima, essa é a vista. Dá medo! Os pontos de luz na foto são carros.

Passando sobre o piso de vidro temperado. Tóquio aos nossos pés.

À noite a iluminação faz a torre mudar de cor. Às vezes ela fica azul, que representa a água do rio Sumida e às vezes fica roxa, cor tradicional do Japão.

Foto tirada da base da Skytree

Funcionamento: A Tokyo Skytree está aberta todos os dias de 8 as 22h. Pode haver alterações no horário em função da época do ano e em caso de ventos fortes afetarem o funcionamento dos elevadores.

Entrada: Bilhetes para entrada no mesmo dia podem ser adquiridos na bilheteria do 4º andar. Podem ser distribuídas senhas se houver muitos visitantes. Você pode adquirir antecipadamente bilhetes com data e horário marcados no site oficial. O problema é que o site oficial é em japonês… FUEEEEEM. Os sites em outros idiomas como em inglês não adiantam muito também porque redirecionam para o site em japonês.

Minha dica é tentar subir no fim da tarde e esperar para conseguir ver Tóquio de uma vista privilegiada de dia e de noite. 😀

529272_4872608049119_1917214478_n
Vista noturna de Tóquio

As informações desse post foram retiradas do guia sobre a Tokyo Skytree.