Conheça Inhotim – Um dos 25 melhores museus do mundo

English version

O Instituto Inhotim é um Centro de Arte Contemporânea e Jardim Botânico que fica em Brumadinho (MG), Região Metropolitana de BH, e é muitíssimo procurado por turistas de todo o mundo que desembarcam em Minas Gerais. E esse pessoal tem gostado tanto que o Instituto está entre os 25 melhores do mundo no prêmio Travelers’ Choice Museus 2014, segundo pesquisa do site de viagens TripAdvisor. “É nóis!”

Inhotim

Então hoje vamos falar um pouco sobre esse lugar que encanta tantos gringos e brasileiros. O Inhotim tem uma área de 110 ha de visitação. Por isso para visitá-lo use tênis e prepare-se para bater muita canela. Lá podemos ver fragmentos florestais e jardins com espécies tropicais raras onde estão instaladas obras de arte contemporânea. Tem até uma palmeira que anda com suas raízes para fora! Algumas já moveram 4 metros!

Palmeira que anda

Números

Desde 2006, quando foi aberto ao público, mais de 1 milhão e meio de pessoas visitaram o Inhotim. Em 2013 foram mais de 360 mil visitas. Somente no primeiro semestre deste ano o Instituto já recebeu 202.034 mil visitantes! WOW

Arte Contemporânea

A coleção do Instituto Inhotim é formada por um acervo de pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações de artistas brasileiros e estrangeiros de 30 países diferentes. São 21 galerias. Quatro são dedicadas a exposições temporárias: Lago, Fonte, Praça e Mata. As 17 galerias permanentes foram desenvolvidas especificamente para receber obras de Tunga, Cildo Meireles, Miguel Rio Branco, Hélio Oiticica & Neville d’Almeida, Adriana Varejão, Doris Salcedo, Victor Grippo, Matthew Barney, Rivane Neuenschwander, Valeska Soares, Janet Cardiff & George Miller, Doug Aitken, Marilá Dardot, Lygia Pape, Carlos Garaicoa e Cristina Iglesias.

Inhotim
Inhotim
Inhotim

Jardim Botânico

O Inhotim está inserido em uma porção florestal remanescente de Mata Atlântica e Cerrado – dois dos biomas mais ricos em biodiversidade e, ao mesmo tempo, ameaçados do planeta, considerados hotspots mundiais.

Para saber mais detalhes sobre o jardim botânico clique neste link.

Inhotim
Inhotim

Onde comer?

Restaurante Tamboril: é chiquérrimo e com ambiente muito agradável. Por isso mesmo é caro.

Restaurante Oiticica: buffet a quilo mais em conta que o Tamboril. Só funciona nas terças-feiras (12h às 16h) e finais de semana (12h às 17h).

Cafés: no Teatro e no Centro de Educação e Cultura Burle Marx tem cafeterias.

Inhotim

Como chegar

Da rodoviária de Belo Horizonte sai um ônibus com destino ao Inhotim de terça a domingo, às 9h (plataforma F2) e retorno às 16h durante a semana e 17h aos finais de semana e feriados.

Localização

O Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR-381 – sentido BH/SP.

Pode-se chegar ao Inhotim também pela BR-040 (aproximadamente 1h30 de viagem). Acesso pela BR-040 – sentido BH/Rio, na altura da entrada para o Retiro do Chalé.

Horário de visitação

Terças, quartas, quintas e sextas-feiras, das 9h30 às 16h30

Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30

Entrada

A partir de 3 de fevereiro de 2015, a entrada gratuita no Inhotim acontecerá às quartas-feiras, com exceção de feriados (antes era às terças). Terças e quintas-feiras, R$ 25. Sextas, sábados, domingos e feriados, R$ 40 (meia-entrada válida para estudantes identificados e maiores de 60 anos). Crianças de até cinco anos não pagam.

Inhotim
Inhotim

Passeio imperdível!