Lapinha da Serra, paraíso no topo da Serra do Cipó

Em uma de minhas viagens para a Serra do Cipó (MG) tive o prazer de conhecer Lapinha da Serra, onde passei um dia. Agora eu quero voltar para passar mais tempo, alugar uma casa de temporada e ficar em paz com a vida e o que ela me traz!

Featured image
A água da cachoeira a dois passos de Lapinha tem essa coloração

Esse programa eu indico para quem curte natureza e não faz questão de badalação 24 horas, até porque isso você não vai encontrar na Lapinha. O vilarejo abriga 300 moradores e ainda não está preparado para receber um grande número de turistas. Celulares não funcionam e não é permitido som alto nas ruas!

Lapinha fica no município de Santana do Riacho e faz parte da APA (Área de Preservação Ambiental) Morro da Pedreira, cinturão de proteção do Parque Nacional da Serra do Cipó. O vilarejo conta com uma represa muito bacana margeada por um paredão rochoso sensacional.

Featured image
Almocei em um restaurante com essa vista. Esqueci o nome, não me julgue

Além disso, você faz uma caminhada de poucos minutos para chegar à primeira cachoeira, o que conta muito para quem não quer fazer esforço para ver uma bela paisagem.

Featured image
Dá para ir a pé até a cachoeira, é bem pertinho
Featured image
O cenário é maravilhoso

Aí você sobe mais um pouquinho e tem essa vista.

Featured image
Bela vista

Featured image

O que fazer:

Você pode alugar bicicletas, cavalo, caiaque, canoa e até fazer um passeio de barco para ver pinturas rupestres. Veja os preços aqui.

Programe-se:

Antes de ir para a Lapinha você deve se programar. Lá não tem posto de gasolina, caixa eletrônico, farmácia, hospital nem oficina mecânica! Os restaurantes não costumam aceitar cartão, leve dinheiro.

Onde se hospedar:

Quem vai a Lapinha da Serra pode escolher se hospedar em pousadas, casas, chalés, bangalôs, camping e albergue. Muitos oferecem internet!

Onde comer:

Veja a lista de restaurantes.

Featured image

Como chegar:

Lapinha da Serra está a 143 Km de Belo Horizonte. Quem vai de BH ou do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins) deve pegar a MG-10, até a Serra do Cipó. Atravesse a ponte do Rio Cipó que fica ao lado da Pousada Cipó Veraneio, siga 200 metros e na primeira rotatória, pegue a esquerda em direção à Santana do Riacho. Dirija por cerca de 30 km até Santana do Riacho onde você vai subir a rua ao lado direito da Igreja até acabar o calçamento. São mais 11 km de estrada de terra até a Lapinha. Mantenha-se à direita nas bifurcações sempre subindo.

De ônibus: Diariamente tem ônibus da Saritur para Santana do Riacho às 7h30 e às 15h15.  O trecho BH/Santana do Riacho custa R$ 33,05. De Santana do Riacho para Lapinha não tem ônibus todo dia e os horários são escassos por isso o ideal é ligar na época que você pretende ir para saber os dias, horários e preços.

OBS: Não confundir com Gruta da Lapinha, outro passeio muito bacana em Lagoa Santa.

Featured image
Belas paisagens
Featured image
Pôr-do-sol incrível

Regras de conduta:

Atenção turista, Lapinha da Serra tem algumas regras a serem cumpridas: não é permitido andar pelas ruas com trajes de banho, acampar fora das áreas de camping oficiais, fazer churrasco nas cachoeiras, represas ou gramados, jogar lixo na natureza, som alto nas ruas, dirigir acima de 20 Km/h, carros na lagoa e na cachoeira.

Respeite o meio ambiente e ajude a preservar as trilhas, a fauna e a flora da Lapinha da Serra.

OBS: A quantidade de água na represa e nas cachoeiras varia de acordo com a época do ano. Essas fotos são de junho de 2012. Em épocas de seca logicamente tem menos água.
Fontes de pesquisa: