Eleições 2014 – O que funciona, como justificar, lei seca, posso fazer selfie na urna?

LEMBRETES PARA O DIA 5 DE OUTUBRO:

O dia das eleições está se aproximando e não custa destacar alguns detalhes e regras que podem dar aquela dor de cabeça se não forem seguidas.

Comércio: O comércio não vai funcionar. Segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Minas Gerais não houve acordo entre os sindicatos. Quem descumprir pode pagar uma multa de R$ 40,00 a 4,00 mil. Atividades essenciais como comércio de alimentos e postos de combustível podem funcionar, bem como quem tiver autorização legal. Os supermercados poderão funcionar mas a seção de bebidas alcóolicas deverá ficar fechada!

Lei Seca: Está publicado no diário oficial “Minas Gerais” desde quinta-feira (02/10) a Resolução Conjunta nº 190 que prevê a proibição da venda, distribuição e fornecimento de bebidas alcoólicas no dia da eleição entre 6 e 18 horas. A regra vale para bares, boates, hotéis, restaurantes, lanchonetes, clubes recreativos, salões de festas, quiosques, demais estabelecimentos comerciais e similares, em todo o Estado de Minas Gerais. “A ingestão de bebida alcoólica pode causar efeito inebriante, com limitações e abalos nas ações fisiológicas, nervosas, musculares e mecânicas do indivíduo, podendo resultar em condutas que afetem nocivamente o processo eleitoral”.

Justificar voto: Quem estiver fora da cidade onde vota no dia da eleição pode justificar sua ausência facilmente. Basta comparecer a qualquer seção eleitoral com o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), devidamente preenchido, o título de eleitor e documento de identificação com foto. Esse requerimento de justificativa costuma estar disponível nas seções eleitorais. O eleitor também poderá justificar seu voto no Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins) e na Rodoviária de Belo Horizonte.

Aplicativo para celular: Para facilitar a vida a Justiça Eleitoral criou um aplicativo para smartphones e tablets chamado “Onde votar ou justificar”. Ele está disponível para as plataformas Android e iOS e pode ser baixado pelas lojas Google Play e iOS App Store.

Não faça selfie na urna: É proibido “portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação, ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto”. Os equipamentos eletrônicos devem ficar com o mesário. É proibido postar fotos do seu voto! Não banque o espertinho, você pode ser preso por até 2 anos.

Vote consciente!