O Japão e os japoneses na visão de uma ocidental

Todas as pessoas que encontro me perguntam como é o Japão. Segue um breve relato.

Tokyo from Odaiba
Vista de Tóquio a partir de Odaiba

Para mim, o Japão é um lugar sensacional para se viver com ampla infraestrutura, efetiva mobilidade urbana, sociedade hiper moderna e educada. Um lugar que quase não possui lixeiras e, mesmo assim, não se vê lixo nas ruas, onde as privadas dão descarga sozinhas, as portas dos táxis abrem e fecham automaticamente e a violência é praticamente zero.

Você pode andar tranquilamente pelas ruas que não será roubado, pode deixar qualquer coisa em qualquer lugar que ninguém irá mexer. Os japoneses respeitam o espaço do outro, se organizam em fila, têm como meta não incomodar ninguém, não se preocupam em levar vantagem o tempo inteiro nem em se dar bem às custas dos outros.

As pessoas trabalham comprometidas, seja limpando um banheiro, seja no caixa da loja de conveniência, seja ensinando na escola (aliás, lá os professores são absolutamente bem remunerados). Os japoneses são cordiais e educados, mesmo os que não falam inglês vão tentar te ajudar de todas as formas e podem até oferecer chocolates ou amêndoas !!! Nham !

Tóquio é uma das cidades mais bonitas do mundo! Um lugar onde eu gostaria de viver. Sentirei muitas saudades do Shinkansen, belíssimo trem bala que me conduziu por várias cidades em pouquíssimo tempo, que praticamente me teletransportou para Hiroshima (cerca de 900 km em 4 horas). Lindo Lindo ! Sem contar as belas paisagens naturais, templos milenares, sakuras por toda a parte.

O que eu tenho a dizer é: se vc tem dinheiro, vá ao Japão. Se vc não tem dinheiro, junte e vá ao Japão. Todas as pessoas merecem passar por essa experiência que, de uma forma ou de outra, nos transforma em pessoas melhores, mais educadas e menos egoístas.

CIMG0382
Cerejeiras japonesas