Isla Negra: a Casa de Praia de Neruda (por conta própria)

Hello!!!!!!!!

Depois de conhecer La Chascona, em Santiago, e La Sebastiana, em Valparaíso, achei por bem fechar o ciclo Neruda visitando Isla Negra. Localizada em El Quisco, a 120 km de Santiago e a cerca de 70 km de Valparaíso, é a mais bela casa do poeta brindada por uma linda vista do oceano pacífico.

Featured image
Vista da Casa de Neruda

Como chegar

Olhei os passeios oferecidos por algumas agências que incluíam Isla Negra no roteiro. Geralmente, o tour é realizado durante o dia inteiro e também passa pela vinícola Undurraga e o pequeno povoado de Pomaire, famoso pelo seu artesanato em argila (ou ‘greda’). Seguem alguns preços de outubro de 2014:

Sousas Tour: $ 38.000 CLP ou $ 65.00 USD

Life Tours: $ 39.000 CLP

Ticket Tour:  $ 40.000 CLP (esse é o preço no site, mas no panfleto que tenho aqui estão cobrando $ 35.000 CLP, tarifa promocional)

Mi Viaje por Chile: $ 44.000 CLP ou $75.00 USD

Como eu estava em Valparaíso, resolvi ir por conta própria no bom e velho ônibus tradicional. Quem faz o trajeto é a empresa Pullman Bus. Pagamos $ 3.300 CLP ida e pegamos o ônibus no Terminal de Valparaíso (mais abaixo conto como chegar a Isla Negra partindo de Santiago). A viagem demora cerca de 1 hora. Avise ao motorista que você irá descer na casa de Pablo Neruda. Ele vai parar na Avenida Isidoro Dubournais, a principal, você vai seguir uns dois ou três quarteirões até ver uns quiosques que vendem artesanato, vire a direita na rua de terra e siga feliz. (Veja resumo no final do texto)

Featured image
Estrada de terra até Isla Negra

Dica: Em frente ao ponto que você descer tem um guichê da Pullman Bus, aproveite para saber os horários de volta ou mesmo para garantir seus bilhetes. Nós pagamos $ 4.500 CLP de Isla Negra a Santiago.

A casa

A casa é linda! O terreno, um sítio, foi comprado por Neruda em 1938 após retornar da Europa. Ele buscava um lugar calmo para dedicar-se ao livro Canto General, sobre a história e natureza americanas. Ao longo dos anos foram feitas várias obras de ampliação. “La casa fue creciendo, como la gente, como los árboles…”, escreveu Neruda.

Featured image

Featured image

Featured image
As casas de Neruda são cheias de detalhes. Esses peixes são desenhados por um mosaico de pedras.

Detalhes

Isla Negra abriga peças incríveis da coleção gigantesca do poeta. Os mascarões de proa são impressionantes! Aliás, tudo é muito impressionante nessa casa: mapas, máscaras, garrafas (algumas delas made in Brasil, presente de Jorge Amado) 😀 , caixas de insetos e borboletas (também algumas de origem brasileira), etc. Destaque também para a coleção de conchas. Não é permitido tirar fotos internas da casa por isso vá e veja com seus próprios olhos!

Featured image
Neruda tocava esses sinos para avisar a vizinhança de sua chegada

A infância

Alguns objetos que lembram a infância estão presentes como uma ovelha guardada na cabeceira de sua cama. Essa máquina posicionada na frente da casa simula uma locomotiva, uma referência ao pai do poeta que era maquinista.

Featured image
Homenagem ao pai do poeta

Sepulturas

Em Isla Negra estão enterrados os corpos de Neruda e de sua amada Matilde Urrutia. Ele, que era comunista, morreu de câncer em 1973, 12 dias após o golpe de Pinochet. Matilde morreu 12 anos depois.

Featured image
Jazigo de Neruda e Matilde

Depois de visitar a casa aproveite para contemplar o oceano pacífico. Vale a pena tirar uma manhã ou uma tarde para visitar Isla Negra! 😀

Featured image

Como chegar

Saindo de Santiago pegue o metrô até a Estação Universidad de Santiago onde está o Terminal Alameda. Lá você pega o ônibus que te levará até Isla Negra. Na volta, pegue o ônibus no guichê da Pullman, em frente ao ponto que você desceu. A Estação Pajaritos também conta com seu terminal de ônibus.

Horário de Funcionamento: Março a Dezembro: terça a sábado de 10 às 18 horas.
Janeiro e fevereiro de 10 às 20 horas. Fechada segunda-feira.

Entrada: $ 5.000 CLP

Reservas: Quando pesquisei no site da Fundação Neruda dizia que não precisava fazer reserva (em outubro). Eu consegui entrar tranquilamente em uma quarta-feira. Mas teve relato de pessoas que não conseguiram entrar na Casa no fim de semana, uma lástima. Portanto, para evitar riscos, indiferente da época do ano, faça sua reserva ou dê preferência para os dias de semana (lembrando que segunda-feira não abre).