Trem-bala do Japão completa 50 anos – Parabéns, Shinkansen!

Não tem nada mais fantástico do que viajar longas distâncias em um curto espaço de tempo. Melhor ainda quando não precisamos nem sair do chão – um beijo para quem tem medo de avião. Todo mundo sabe que o Japão tem uma das redes ferroviárias mais eficientes do mundo e é sobre o protagonista desta rede que vou falar no post de hoje. Com vocês… o lindo, o magnífico, o estupendo, o supimpa: Shinkansen, o trem bala do Japão! Este mês ele comemorou 50 aninhos de história.

Featured image
Shinkansen – Trem bala do Japão

O primeiro Shinkansen circulou no dia 1 de outubro de 1964 e atingia 210 Km/h. O sucesso foi tão grande que em 3 anos alcançou 100 milhões de passageiros. Ao longo do tempo as linhas aumentaram, a tecnologia aperfeiçoou e os trens ficaram ainda mais velozes. Hoje o sistema compreende 2.397 quilômetros e opera de norte a sul do Japão. A expansão continua, em breve novas 4 regiões nipônicas estarão interligadas pelo trem bala.

Atualmente o Shinkansen pode chegar a 320 Km/h. De acordo com a Organização Nacional de Turismo Japonês (ONTJ) o trem bala percorre a distância de 1.196 km, entre Tokyo e Hakata, em 5 horas e 20 minutos. Calculando por alto pode-se dizer que você gastaria de Belo Horizonte a Porto Seguro (BA) apenas 4 horas de viagem.

Featured image
Fonte: Japan Rail Pass

Esse video eu fiz voltando de um passeio ao Monte Fuji 😀

Pontualidade

Quando falamos de pontualidade lembramos dos britânicos. Esse conceito muda quando conhecemos o sistema de transporte no Japão. O Shinkansen é absurdamente pontual. Raramente ele pode atrasar mas não por mais de 6 segundos.

Acomodações

Os vagões são super confortáveis e extremamente limpos, semelhantes a aviões. Tem até serviço de bordo e mesinha reclinável. Aliás, é bem normal fazer lanches dentro do Shinkansen. Os banheiros são espaçosos e as janelas são grandes.

Featured image
Interior do trem bala
Featured image
Mesa reclinável para lanches

Featured image

Segurança

Em 50 anos não houve sequer uma morte ligada à circulação do Shinkansen. Enquanto isso, na BR-381, de janeiro a junho de 2014, morreram 64 pessoas.

Preço

Tudo que é bom tem seu custo. Andar de trem bala não é tão barato quanto pegar um ônibus. O preço das passagens varia de acordo com a distância. De acordo com a ONTJ são cobradas taxas adicionais para vagões de primeira classe, super-expresso, expresso limitado, expresso comum, vagão leito e assentos reservados.

Featured image
Ticket do Shinkansen

Japan Rail Pass

Para os turistas que pretendem viajar pelo Japão minha dica é o Japan Rail Pass. Ele é destinado a visitantes temporários e pode ser obtido por 7, 14 ou 21 dias. É necessário adquirí-lo antes de viajar. Mais informações você lê no post especial que fiz: Japan Rail Pass – O melhor amigo do turista que viaja pelo Japão

Featured image

No mais, boa viagem e aproveite a paisagem! Essa foto foi tirada de dentro do Shinkansen a caminho de Quioto 😀

Featured image

Fontes de pesquisa:

Organização Nacional de Turismo Japonês

Japan Rail Pass

Japan Guide

Japão em Foco

Fatos e fotos de viagens