Um dia para visitar a Colônia del Sacramento – Uruguai

Quem viaja para Buenos Aires não pode perder a oportunidade de conhecer a Colonia del Sacramento. A distância entre a capital portenha e a cidade mais antiga do Uruguai é de 50 km pelo Rio da Prata (ou Rio de la Plata) que podem ser percorridos de barco. A nado fica meio puxado. 😀

O meio mais tradicional de fazer a travessia é o Buquebus. O barco é espaçoso e tem até free shop. O tempo pode variar de 1 a 2h30 dependendo da velocidade do barco que você escolher. É possível comprar as passagens pelo site ou no Terminal Fluvial em Puerto Madero (Avenida Antártida Argentina, 821). Você também pode ir de Seacat ou de Colônia Express. Essa última empresa oferece também um Day Tour pela colônica com almoço e guia incluído. Chegue com 1 hora de antecedência no terminal de embarque do Buquebus e guarde seu carimbo da imigração.

Featured image
Buquebus

Acredito que uma bate e volta no mesmo dia seja o suficiente. O local mais visitado pelos turistas é o Bairro Histórico, declarado Patrimônio Mundial pela Unesco em 1995. Após desembarcar do Buquebus é preciso fazer uma caminhadinha para chegar. Aproveite para tirar uma foto em frente à Intendencia Municipal de Colonia (prefeitura).

Featured image

Ao chegar você vai se encantar com as ruas de pedra e floridas. Procure pela Rua de Los Suspiros. Em várias partes da Colonia os carros antigos abandonados são uma atração à parte que enchem o lugar de charme! Algumas casas têm estilo colonial português, outras foram inspiradas na arquitetura espanhola. Mais abaixo explico o motivo.

Featured imageFeatured imageFeatured imageFeatured image

O Portão da Cidadela também é uma bela atração. Você pode atravessá-lo por uma ponte de madeira. As muralhas serviam para proteger a cidade antigamente.

Featured imageFeatured image

Aproveite para subir no farol e admirar a vista. Ele foi construído em 1857 sobre as ruínas do Convento de San Francisco Javier. Dá para ver Buenos Aires lá longe depois do Rio da Prata. Mas se você tem medo de altura não precisa subir, eu morri de medo hehehehe são 34 metros acima do nível do mar e achei o guarda-corpo muito baixinho. 🙂 Dizem que o pôr do sol é muito bonito visto de lá.

Featured image

Pequeno Histórico

Colonia del Sacramento foi fundada em 1680 pelos portugueses no momento em que Portugal e Espanha guerreavam para expandir seus domínios. Poucos meses depois os espanhóis dominaram a cidade. Foram muitas indas e vindas entre um e outro país dominante, por isso as casas com inspiração arquitetônica diversa. Até o Brasil chegou a assumir o comando da Colonia na época do Império. Só em 1825 passou finalmente a pertencer ao Uruguai por meio da Declaratoria da Independencia.

Featured imageFeatured imageFeatured imageFeatured image

Onde comer:

Confesso que não lembro o nome do restaurante que comi mas encontrei essas duas dicas:

Gibellini
Restaurante Italiano
Itizaingo 249, Colônia do Sacramento

El Drugstore
Portugal 174, Colonia del Sacramento

Fontes:

Colônia do Sacramento 

Trip Advisor

Viaje na Viagem

Próximo Embarque