Morando no Chile – Da série: Vou embora do Brasil

Oi Gente!

Quem nunca pensou em morar fora do Brasil? Eu sempre planejei mas até hoje não executei os planos. Me aguardem, ainda há tempo. Atendendo a pedidos estou escrevendo sobre lugares interessantes para se viver nesse mundão de Deus. Este primeiro post da série “Vou embora do Brasil” vai falar sobre o Chile, país que acabei de conhecer e fiquei encantada. Nem queria voltar para casa.

Featured image
Bairro Lastarria, Santiago do Chile

Porém, entre passar 10 dias de férias e ‘fixar residência” existe uma grande diferença. Então pedi ajuda a uma moradora local, mineira como eu, que arrumou as malas, pegou marido e 2 filhos e foi embora para Santiago em janeiro deste ano: a Rosi Guimarães. Ela é autora do blog parceiro Nós no Chile!

Informações básicas iniciais sobre o Chile:

Idioma: Espanhol
Moeda: Peso Chileno
Capital: Santiago do Chile
Localização: Sudoeste da América do Sul
População: 17.804.987

Morar no Chile

As estações do ano em Santiago são bem definidas. O inverno é mais rigoroso que aqui na região sudeste do Brasil, as temperaturas podem variar entre -1 e 8 graus. Porém, no verão faz muito calor e os termômetros podem bater os 35 graus. Segundo a Rosi, eles se mudaram há pouco tempo mas já estão bem adaptados.

Featured image
Rosi e família na casa de Pablo Neruda, La Sebastiana, em Valparaíso

Outro ponto que vale ser destacado é a segurança. “Meus filhos podem ir para o colégio sozinhos, caminhamos pelas ruas com tranquilidade, saímos à noite e quando voltamos, entramos em casa sem ter que ficar olhando para todos os lados”, contou Rosi.

Sobre a educação, o colégio dos 2 filhos dela é particular e oferece atividades em horário integral ligadas a esportes, dança e música, além de aulas de inglês diárias.

Por outro lado, no que se refere a ensino público, existe uma grande discussão no Chile principalmente ligada às universidades. É que não existe um ensino totalmente gratuito, os estudantes e suas famílias têm que pagar pelo estudo e concluem os cursos altamente endividados. Leia mais aqui.

Quem mora no Chile pode nadar de braçada nos lugares lindos que o país oferece. “Chile é um país diverso: praias, vinícolas, neve, museus, montanhas. E o que é mais legal: em uma hora você consegue chegar em qualquer um desses lugares e curtir um delicioso passeio”, afirma Rosi. Isso eu sou testemunha! Em um dia estávamos no frio da Cordilheira, no outro no calor do litoral. <3

Featured image
Família da Rosi Guimarães no Valle Nevado

Mas nem tudo é perfeito! O Chile se situa em uma zona de encontro de duas placas tectônicas que se chocam constantemente e geram os tremores de terra. Lá ocorre o maior número de terremotos no mundo. “Nós temos medo. O país é super preparado e bem estruturado, como dizem aqui: balança, mas não cai. Mas para quem não está acostumado é uma sensação péssima”, concluiu.

Apesar dos terremotos, a Rosi terminou seu depoimento dizendo que ama morar no Chile. <3

OBS: A minha dica para quem vai se hospedar no Chile e tem medo de terremotos é se hospedar em lugares baixos, quanto mais alto, maior o saculejo. 😀

Leia mais sobre as experiências da Rosi Guimarães no Blog Nós no Chile

Estudar Espanhol no Chile

O Chile é um excelente local para os estudantes de espanhol fazerem imersão. No ano passado ele recebeu 17 mil estudantes estrangeiros. O Learn Chile reúne 21 instituições chilenas de educação superior que trabalham juntas, com apoio do governo chileno, para atrair alunos. As universidades parceiras são:

Duoc UC
Pontificia Universidad Católica de Chile
Pontificia Universidad Católica de Valparaíso
Universidad Adolfo Ibáñez
Universidad Andrés Bello
Universidad Austral de Chile
Universidad Autónoma de Chile
Universidad Católica de la Santísima Concepción
Universidad Católica del Norte
Universidad de Los Andes
Universidad de Los Lagos
Universidad de Playa Ancha
Universidad de Valparaíso
Universidad del Desarrollo
Universidad Diego Portales
Universidad Mayor
Universidad San Sebastián
Universidad Santo Tomás
Universidad Técnica Federico Santa María
Universidad Tecnológica Metropolitana
Universidad Viña del Mar

Confira mais informações neste site.

Featured image
Vista de Santiago

Nos próximos posts da série “Vou embora do Brasil” você verá depoimentos de pessoas que se mudaram para Inglaterra, França, Japão, Estados Unidos, etc…

E você, já foi embora para algum lugar? Mande seu depoimento! 🙂