Perito Moreno, patrimônio natural da humanidade – El Calafate, Patagônia Argentina

“Uma experiência indescritível”. “Um dos grandes espetáculos da natureza”. “Sem palavras para definir a sensação”. Essas são algumas frases de relatos de viajantes que conheceram o maravilhoso e SUPIMPA Glacial Perito Moreno. Essa obra de arte da natureza está localizada no extremo sul da América, em El Calafate, Patagônia Argentina, a 3 horinhas de avião de Buenos Aires.

Featured image

El Calafate é a capital nacional dos glaciares sendo o ponto de partida para os turistas que visitam a região. Situa-se na margem sul do Lago Argentino, na província de Santa Cruz. O local oferece boa infraestrutura para o turista com hotéis e restaurantes. A recomendação é se hospedar próximo à Avenida Libertador San Martín para não depender de táxi para tudo.

Quando ir: em qualquer época mas o período mais indicado para viajar é o verão, entre os meses de dezembro e março. No inverno as temperaturas são muito baixas.

O Glacial Perito Moreno está localizado dentro do Parque Nacional Los Glaciares que, por sua beleza natural, foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 1981. Para conhecer os principais pontos você deve contratar uma agência. A mais indicada pelos viajantes é a Yelo y Aventura. Vou citar dois passeios oferecidos:

421786_384635424895449_1172827272_n

MiniTrekking Perito Moreno: A excursão começa no porto “Bajo de las Sombras” onde os turistas pegam o barco para cruzar o Lago Rico. Em seguida, grupos de até 20 pessoas caminham até a geleira pela beira do lago. Em certo momento é preciso usar os crampons nos sapatos para não escorregar. Os guias orientam sobre a forma correta de caminhar sobre o gelo e em 2 horas é possível ver fendas, blocos de gelo enormes (seracs), sumidouros e pequenas lagoas. A superfície é irregular mas não tem perigo pois é firme e segura.

Featured image

Big Ice: Nesse passeio os turistas entram dentro da geleira acompanhados e instruídos por guias. São três horas e meia entre os becos de gelo. Para fazer esse trekking é preciso ter entre 18 e 50 anos. Leve sua comida e água! 😀

OBS: É possível ouvir a queda dos blocos de gelo fazendo um barulho enorme, tipo de trovão! Sensacional! Viagem para ficar na memória para sempre!

Veja aqui um video sobre o fenômeno da Ruptura da Perito Moreno que acontece com intervalo de alguns anos!

420719_363032280382680_1966481516_n

Fontes

Andarilhos do Mundo
Viagem e Viagens
Tudo para Viajar
My Destination Anywhere
Trip Advisor