Dica de passeio: Ouro Preto / Lavras Novas / Mariana

English version

Ouro Preto está a cerca de 100 km de Belo Horizonte, Minas Gerais, e é um dos maiores conjuntos arquitetônicos barrocos do país! 🙂 Se você estiver hospedado em BH pode fazer um bate-volta à pequena cidade encravada entre as montanhas mineiras. A antiga Vila Rica foi fundada em 1711 e guarda, em seus casarões coloniais, museus, igrejas, ruas e muros de pedra, a história do Brasil. Não à toa, em 1980, foi a primeira cidade brazuca a receber da UNESCO o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Featured image
Casarões coloniais

Ouro Preto é um museu à céu aberto. Foi palco da Inconfidência Mineira tanto que um dos principais pontos turísticos é a Praça Tiradentes onde ficou exposta a cabeça do mártir Joaquim José da Silva Xavier. Nessa praça tem um centro de apoio ao turista onde você consegue as informações para traçar sua rota de visita. Prepare-se para subir e descer ladeiras!

Featured image
Praça Tiradentes

Na Praça Tiradentes fica o Museu da Inconfidência onde você encontra os restos mortais de vários inconfidentes e pedaços de madeira usados na forca de Tiradentes. 😮

Featured image
Museu da Inconfidência
Ouro Preto tem 13 igrejas muito bonitas por dentro e rebuscadas como manda o figurino barroco. A Igreja São Francisco de Assis começou a ser construída em 1766. Abriga esculturas de Aleijadinho e obras de Mestre Ataíde.
Featured image
Igreja São Francisco de Assis
Se você gosta de artesanato tem várias lojinhas pela cidade e a Feira do Largo do Coimbra (pedra sabão).
Featured image
Feira de artesanato em pedra sabão
No mês de julho o Festival de Inverno de Ouro Preto, realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP e parcerias, é a atração dos turistas. O evento reúne música, teatro, literatura e diversas outras manifestações artísticas. Em 2015 o festival será de 8 a 24 de julho.
Dica de restaurante:
A linda cidade setecentista oferece alguns bons restaurantes e eu indico o Restaurante Chafariz. Tem grande variedade de saladas, sobremesas e comida mineira à vontade por um preço fixo. Paguei 50,00 em junho de 2014. Não é muito barato mas vale a pena o custo benefício. O ambiente é muito agradável, a decoração interessante e o atendimento de qualidade. Fica na Rua São José, 167, centro, e funciona de terça a domingo, das 12h às 16h.
Featured image
Restaurante Chafariz

Featured image

Se você tiver tempo aproveite para conhecer Lavras Novas e Mariana:
LAVRAS NOVAS
Vilarejo com 1500 habitantes com casinhas simples em estilo colonial. Dizem que era um quilombo porque a maioria dos moradores é negra mas não há comprovação disso. O ônibus de Ouro Preto para Lavras Novas custa R$ 5,10 e sai da Praça da Estação. A distância é de 17 km. Mais informações sobre horários ligue para 031-3551-6096 (Transcotta).
Onde comer: Eu adoro o frango ao molho pardo que tem em um restaurante super simplório que fica do lado direito da igreja descendo a rua. O nome eu esqueci! A gente entra dentro da cozinha e serve a comida direto no fogão à lenha. É simples mesmo, acredite!
Featured image
Lavras Novas
Featured image
Igreja Nossa Senhora dos Prazeres
Featured image
Uma das cachoeiras de Lavras Novas
MARIANA – Mina da Passagem
Maior mina de ouro aberta à visitação do mundo. Daí saíram 35 toneladas de ouro. Desça por um trolley a 120 metros de profundidade. A parte inundada é usada por mergulhadores (só os experientes).
Como chegar:
Carro: Siga pela MG-262 que liga Ouro Preto à Mariana. No caminho haverá uma placa para você entrar à esquerda. São cerca de 5 minutos de Ouro Preto.
 Ônibus: os circulares entre Ouro Preto e Mariana passam em frente à Mina. Fale com o motorista.
Featured image
Entrada da mina
Featured image
Descendo de trolley
Dicas para conhecer Ouro Preto:
1- Vá de tênis: descer e subir aquelas ladeiras de salto é coisa de doido.
2- No inverno leve casacos. Ouro Preto é bem mais frio do que BH.
Fontes: