Morando na Espanha – Da série: Vou embora do Brasil

Olá!

(Versão em espanhol)

Esse é o segundo post da série “Vou embora do Brasil” que conta a história de pessoas que se desprenderam da família e do país para viver novas experiências. Hoje falaremos da Espanha! Eu conheci Madri por força do destino. Perdi o avião em uma conexão e a companhia aérea me deu uma diária de cortesia. No único dia que fiquei por lá deu para sentir que o país tem muito a oferecer (leia aqui). Quem me contou detalhadamente como é a vida em terras hispânicas foi uma amiga querida que vive lá há um bom tempo.

Featured image
Ibiza

Informações básicas iniciais sobre a Espanha:

Idioma: Espanhol
Moeda: Euro
Capital: Madri (Madrid)
Localização: Europa
População: 47 392 969

MORANDO NA ESPANHA

Há 8 anos Marcela Vilas Boas embarcou em um avião rumo à Europa sem data de retorno. Foi por amor… ah o amor… <3 Esse, por sua vez, deu certo por 5 anos. Separou-se do marido mas não largou a Espanha. Essa relação sim deu mais certo do que nunca.

Featured image
Mataró

Marcela mora em Barcelona e não tem planos de voltar a viver no Brasil (até tentou mas não rolou como conto mais abaixo). Ela está aqui visitando a família mas a passagem de retorno já está garantida para início de 2015, mais ou menos mesma época em que conseguirá sua cidadania espanhola.

O primeiro emprego foi de ‘pollera’. O ofício consistia em colocar frangos para assar nas televisões de cachorro. Mas alto lá! Eram frangos orgânicos tá, meu bem! Trabalhou de garçonete, barista, tradutora, vendeu cursos de inglês e atuou como jornalista.

Atualmente, em função da crise, a vida não está fácil. A oferta de empregos de qualidade caiu. Tem até engenheiro trabalhando de garçom mas que fique bem claro que esse garçom tem dinheiro para pagar aluguel, ir ao cinema e viajar nas férias.

Aliás, viajar está na lista de prioridades. “O estado de bem estar social é muito valorizado”, afirma Marcela. No verão, as pessoas só trabalham meio horário. Ninguém quer fazer hora extra para ter mais dinheiro. Querem aproveitar o dia, o sol, andar à toa na rua só pelo prazer de aproveitar a cidade.

Featured image
Barcelona

Marcela também conta que não faz falta ser rico na Espanha. Não se gasta com serviços básicos como saúde e educação, o transporte é barato e assim sobra dinheiro para aproveitar as coisas boas da vida.

Como assim não se gasta com saúde e educação? Pois é… Ela nunca teve plano de saúde e sempre que precisou de atendimento médico foi super bem atendida. Quando fez uma pequena cirurgia recebeu ligações do médico a cada dois dias para acompanhar a recuperação. Ela também não desembolsou nenhum centavo para se formar em Espanhol e Catalão. 😮

(Pequena pausa para você fazer as contas de seus gastos com impostos e serviços e deprimir) 🙁

Featured image
Ibiza

Marcela sente falta de viver perto da família. Ela até tentou voltar esse ano mas não se (re)adaptou. “Não me acostumo com a vida aqui. A preocupação das pessoas, em geral, é outra. Enchem a boca para dizer que trabalham demais, que não têm tempo para nada. Eu quero trabalhar o necessário para ter tempo para fazer o que me faz feliz”, afirma sabiamente. 🙂

Featured image
Sendo feliz em Veneza
Featured image
Sendo feliz em Paris
Featured image
Sendo feliz em Nápoles

Mais diferenças entre Brasil e Espanha:

Custo de vida: ela ficou horrorizada com os preços do supermercado.
Liberdade e segurança: não tem preço poder voltar da festa sozinha 5 horas da manhã de transporte público sem perigo.
-Igualdade: o filho do garçom estuda na mesma escola que a filha da médica, ela pega o mesmo metrô que seu chefe engravatado, já morou com doutor em química, veterinária, advogado, vendedora de lingerie e afinador de pianos e todos tinham que limpar o banheiro.
-Tias: na Espanha ninguém pergunta quando ela vai casar e ter filhos. “Aqui, estou velha”, diz

No final da entrevista Marcela me convidou para mudar para Barcelona com meu Guilherme. “O amor é mais romântico na Europa… pode apostar”, disse. Argumento fortíssimo! Quem sabe qualquer hora bato na sua porta por lá?   <3

ESTUDANDO NA ESPANHA

Para quem tem interesse em estudar espanhol as dicas da Marcela são as seguintes:

Cursos: Escuela Oficial de Idiomas Barcelona Drassanes (EOIBD)

IntercâmbioLoquo Barcelona

Featured image
Ibiza
Crie coragem e compre uma passagem só de ida! Se você também foi embora do Brasil, conte-me sua história!