O que fazer em Diamantina – Garimpo de diamantes e programação da Vesperata 2015

Diamantina é uma cidade histórica de Minas Gerais considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO! Assim como Ouro Preto, abriga casarões de estilo barroco e foi parte importante do processo de exploração de ouro e diamante. A cidade fica no Vale do Jequitinhonha, a 300 km de Belo Horizonte, e pela distância aconselho pernoitar na cidade. As paisagens de montanhas rochosas e a vegetação típica de cerrado tornam Diamantina ainda mais convidativa.

diamantina
photo by Flickr / Glauco Umbelino

É a minha cidade histórica preferida com várias atrações para o turista. Passeie a pé pelo centro histórico (com um sapato confortável), observe os casarões, conheça as Igrejas, o chafariz, visite as lojinhas de artesanato.

Capela
Capela do Nosso Senhor do Bonfim – photo by Flickr / Leandro Neumann Ciuffo

Passadiço da Casa da Glória: ligação pitoresca entre dois sobrados. Pode ser percorrido por dentro pelo turista. O passadiço foi construído na época em que os casarões abrigavam um colégio de meninas para que elas não tivessem contato com os outros estudantes da cidade.

Passadiçodacasadagloria
Passadiço da Casa da Glória – photo by Flickr / Leandro Neumann Ciuffo

Mercado Municipal (dos tropeiros): Nos fins de semana funciona a feira de alimentos e artesanato. No local também são realizadas serestas. Fica inativo durante a semana e sem eventos é pouco atrativo.

Garimpo Real: está a 9 km de Diamantina. Neste local é possível conhecer os costumes dos garimpeiros e a maneira rudimentar usada na busca dos diamantes, tudo sem produtos químicos. Na sua pousada peça o cartão do Sr. Belmiro. Ele é guia e dono do garimpo sendo muito recomendado pelos viajantes. OBS: Conversei com o filho do Sr. Belmiro e ele explicou que o garimpo fica desativado eventualmente quando o Sr. Belmiro tem que viajar para outros garimpos. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: 38-35311557 ou mande um email para garimporeal@gmail.com.

Cachoeiras: São várias cachoeiras para escolher com destaque para Sentinela, dos Cristais, da Toca, das Fadas, e Três Quedas.

VESPERATA: Um concerto no qual os músicos da cidade se apresentam com seus instrumentos das sacadas e janelas dos casarões. O público assiste tudo ao ar livre no largo da Rua da Quitanda sob a iluminação amarelada dos lampiões. É uma enorme serenata sob a regência dos maestros que ficam na rua! O repertório é vasto com canções eruditas, populares, nacionais e internacionais.

Vesperata (2)
Maestro – photo by Flickr / Semana JK
Vesperata3
Músicos tocam dos casarões – photo by Flickr / Semana JK

Programe-se para conhecer Diamantina na época das apresentações. Abaixo o calendário da 17ª Temporada da Vesperata de Diamantina

Ano 2015

18 e 25 de Abril
16 e 30 de Maio
20 e 27 de Junho
11 e 25 de Julho
15, 22 e 29 de Agosto
19 e 26 de Setembro
03 e 17 de Outubro

Assista aqui uma amostra da Vesperata e encante-se! OBS: Os hotéis e agências vendem mesas para assistir ao concerto mas se você quiser economizar é possível assistir das calçadas sem gastar dinheiro 🙂

Como Chegar (saindo de BH):

Carro: acesso pela BR-367, ligada à BR-259, que sai da BR-040 (BH-Brasília), na altura de Curvelo.

Ônibus: ônibus saem de Belo Horizonte em vários horários. Consulte os sites das viações Pássaro Verde e Gontijo.