Dia 9 – Palta, o creme de abacate chileno

Coisas para comer durante uma viagem ao Chile

Quando estou viajando para fora do país, eventualmente utilizo fast food ou lanches rápidos de padaria em minha alimentação. Não que eu ame. Mas em certas situações acho mais prático do que, no meio do roteiro turístico, sair procurando um restaurante para almoçar sob o risco de ser caro e o rango não agradar ao paladar. Deixo essa parte melhor para o jantar. Então, pelo menos umas duas vezes eu acabo comendo essas gordices. Uma coisa a gente pode ter certeza: o gosto é o mesmo na maior parte dos lugares hehehehe. Mas não é sempre assim. No Chile, entrei em uma rede de fast food que vendia cachorro quente e hambúrgueres. Eu já tinha pesquisado e visto que os chilenos colocam uma espécie de creme de abacate no rango. Mas eu não sabia que esse creminho estava por toda parte. Sim, ele está, ou melhor, ela: a palta, prazer.

Inicialmente não foi um prazer. Achei aquilo muito esquisito, nem quis provar. Quando eu era criança minha mãe fazia para mim dulcíssimas vitaminas de abacate pela manhã. Até hoje eu costumo tirar o caroço e jogar um pouco de açúcar para comer de colher. Não. Na minha cabeça não tinha jeito de comer com sal. Então fechei os olhos e fingi que a palta não existia. Fugi dela de todas as maneiras. Mas onde eu ia ela estava lá, verdinha piscante.

Até que acidentalmente ficamos frente a frente. Foi no Terminal de ônbius de Valparaíso, estávamos chegando de Santiago e a agência turística já estava nos esperando para fazer o passeio. Foi o tempo de corrermos até a primeira lanchonete que surgiu e comprarmos 2 sanduíches de presunto, tomate e queijo. Isso é o que eu pensava. Dentro da van começamos a devorar aquilo com a maior fome do universo e eis que nossas papilas gustativas notificam presença estranha, porém deliciosa, no sanduba. Abrimos para ver, era ela! A palta!

palta
No Chile, é comum comer cachorro-quente com palta

Se eu soubesse que era tão bom tinha comido antes! Daí para frente voltamos no tal fast food para comer um cachorro-quente com palta. Foi delicioso! Pena que logo voltamos para o Brasil. Tem gente que gosta e gente que não gosta. Eu achei que não gostaria, mas gostei. Fica a dica, portanto. Se está no Chile, experimente a palta e tire suas próprias conclusões. Não deixe de comer também as famosas empanadas de sabores variados.

empanadas
Empanadas saindo do forno

Dica final: Se você curte Chandelle, prove isso nos mercados!

chandelle
Hummmm…