Minas Gerais tem 7 dos 50 melhores destinos de Ecoturismo no Brasil, segundo Guia Quatro Rodas

O Jalapão é perfeito, fora o tanto de mosquito que tem nessa duna! Foto by Flicker: A. Duarte
Estive no Jalapão em 2007, lugar lindo! Foto by Flicker: A. Duarte

Minas é linda demais né e todo mundo já sabia! Mas nada como confirmar por quem é referência no assunto. Olha só que bacana: o Guia Quatro Rodas fez uma seleção com os melhores lugares do Brasil para quem gosta de aventuras e natureza. Dos 50 melhores destinos de ecoturismo escolhidos, sete deles estão em Minas Gerais. Uhuuuuuuuul <3

Os sete locais mineiros estão na mesma lista de paraísos como Jericoacoara (CE), Jalapão (TO), Paraty (RJ), Ubatuba (SP), Florianópolis (SC), Bonito (MS) e Caravelas (BA).

Veja abaixo a lista dos sete melhores destinos de Minas Gerais para Ecoturismo, segundo a publicação:

Monte Verde

Distrito de Camanducaia. Está localizado no extremo sudoeste do estado, na Serra da Mantiqueira, a 484 km de Belo Horizonte, a 164 km de São Paulo e a 459 km do Rio de Janeiro. Pela distância é muito procurado por paulistas. O acesso é pela Rodovia Fernão Dias. Está a 1554 metros de altitude e sua temperatura atinge valores negativos no inverno. Os turistas fazem caminhadas até as montanhas. As pousadas são muito charmosas.
Monteverdewikipedia
“Monteverde puente” by Haakon S. Krohn
monteverdeflickr (1)
Photo by Flickr / Felipe Guimarães
monteverdeflickr
Photo by Flickr / Lelê Breveglieri

Santa Bárbara

Cidade mais próxima do Santuário do Caraça, no Parque Natural do Caraça. O patrimônio natural e histórico está localizado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara. Possui trilhas e cachoeiras. É possível avistar lobos-guarás ao anoitecer.
caraça
Photo By Flickr / josep
caraça
Photo By Flickr / josep
caraça
Photo By Flickr / Ana Raquel S. Hernandes

Serra da Canastra

O Parque Nacional da Serra da Canastra está localizado na região sudoeste de Minas Gerais e tem 71.525 hectares. Foi criado em 1972 e abriga a nascente do Rio São Francisco no município de São Roque de Minas. Verifique horário de funcionamento do parque e necessidade de guias antes de se aventurar.
serradacanastra (1)
Photo by Flickr / Gustavo Maximo
serradacanastra (2)
Photo by Flickr / Gustavo Maximo
serradacanastra
Photo by Flickr / Gustavo Maximo

Serra do Cipó

Localizada no município de Santana do Riacho, na região sul da Serra do Espinhaço, a 90 quilômetros de Belo Horizonte. A fauna abriga várias espécies ameaçadas de extinção. O Parque Nacional Serra do Cipó foi criado para preservar este patrimônio natural. São cem mil hectares. Entre as principais atrações estão rios, cachoeiras, cânions e belas paisagens.
Cipó
serradocipo serradocipo (1)

Alto Caparaó

Está a 54 km da cidade de Carangola, na Zona da Mata Mineira. É uma das entradas para o Parque Nacional do Caparaó (a outra fica em Dores do Rio Preto), um dos mais visitados do país em função do ecoturismo. Pertence ao Circuito Turístico do Pico da Bandeira.
altocaparaó (1)
Photo by Flickr / Diego Dacal
altocaparaó (2)
Photo by Flickr / Diego Dacal
altocaparaó
photo by Flickr / Diego Dacal

Conceição do Ibitipoca

Conceição do Ibitipoca é um distrito de Lima Duarte, Zona da Mata Mineira. O arraial preserva ruas de terra e é portal do Parque Estadual do Ibitipoca que tem 1.488 hectares e altitude média de 1.500 metros. Possui mais de 20 cavernas formadas em quartzito. No verão chove muito, prefira visitar no inverno.
ibitipoca
Photo By Flickr / Glauco Umbelino
ibitipoca (1)
Photo by Flickr / Glauco Umbelino

Gonçalves

Localizado na Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas. Tem clima subtropical de altitude podendo chegar a 7 graus negativos no inverno. Recebe turistas de todo o Brasil especialmente de São Paulo pela proximidade. Entre os atrativos naturais estão os picos com cerca de 2100 metros de altura e as corredeiras do Rio Capivari. Gonçalves faz parte do Circuito Serras Verdes do Sul de Minas.
gonçalves (1)
Photo by Flickr / Ana Paula Hirama
gonçalves (2)
Photo by Flickr / raphaelstrada
gonçalves
Photo by Flickr / Ana Paula Hirama
Escolheu seu destino? Então não deixe de curtir nossa página no facebook para saber todas as novidades de Minas!

Sabia que o Dicas da Cabrita integra o Portal O Tempo? Yes, baby!