Aprenda a consumir sementes, azeite e chocolate na medida certa

Produtos fazem bem à saúde, mas se consumidos em excesso podem ser prejudiciais

Olá! Como vai?

Todos os dias, ouvimos falar de frutinhas, sementinhas e óleos que fazem super bem para nossa saúde. Do gojiberry à linhaça, o importante é conhecer seus efeitos e saber como eles devem ser consumidos para alcançar os benefícios desejados. Se você tem o colesterol ruim (LDL) alto, quer melhorar o funcionamento do organismo, prevenir o Alzheimer e até mesmo evitar o câncer, deveria começar a consumir regularmente alguns dos produtos abaixo. Eles pesam um pouco no bolso, afinal quase tudo que é bom custa caro, mas o custo benefício vale muito à pena. É melhor gastar com prevenção do que tratando doenças né, não? OBS: é importante observar que a maior parte dos alimentos citados é bem calórica, então, adote um exercício físico como aliado da sua saúde.

sementes
Chocolate amargo, castanhas, gojiberry e cranberry

Fiz uma pesquisa para determinar as quantidades ideais:

LINHAÇA
A linhaça é um grão excelente para a saúde (e ainda é gostoso o danado) usado há milhares de anos. Seus principais benefícios são: ajuda a emagrecer, faz bem para o coração reduzindo o colesterol ruim (LDL), controla e previne o diabetes, melhora o funcionamento do intestino e ainda previne alguns tipos de câncer.

Quantidade diária recomendada: uma colher de sopa (10 gramas) por dia é suficiente. Não ultrapasse 2 colheres

GOJIBERRY
O Gojiberry é outra mágica que inventaram. A fruta, que conhecemos desidratada, faz super bem para nosso organismo: diminui celulites, melhora o sistema imunológico, melhora a visão, protege a pele e o cérebro, tem ação anticancerígena e previne doenças cardiovasculares, já que estabiliza os níveis do colesterol.

Quantidade diária recomendada: de 1 a 2 colheres por dia

CASTANHA DE CAJU
A castanha de caju é meu xodó. Além de deliciosa e viciante, ainda nos traz uma série de benefícios. Lembro do Ceará onde o povo fazia castanha no quintal de casa, e também lembro de Paris, onde comprei um pacotão que custou mais barato que no Brasil. Mas é para comer sem sal, tá! A castanha reduz o nível elevado de triglicérides, diminui a pressão sanguínea e melhor a circulação. Também combate problemas cardíacos e diabetes tipo 2. Ajuda no rejuvenescimento e na cicatrização.

Quantidade diária recomendada: 3 a 5 castanhas por dia

mix de sementes
Mix de sementes e frutas desidratadas

CASTANHA DO PARÁ
Boa para o coração, tem antioxidante e favorece a saúde do coração, reduzindo o colesterol ruim e aumentando os níveis do colesterol bom. Protege o cérebro e previne doenças cerebrais degenerativas como Alzheimer e Parkinson e ainda previne derrames cerebrais. É boa para a tireoide, previne o câncer e melhora a imunidade:

Quantidade diária recomendada: 1 a 2 castanhas por dia. (OBS: recomenda-se ficar pelo menos dois dias sem consumir castanhas consecutivamente para evitar excesso de selênio)

brazil-nut-638972_1280
Castanhas do Pará não devem ser consumidas sem intervalo

CRANBERRY
Rico em antioxidantes, ele combate gastrite e até placa bacteriana. Muito usado na prevenção de infecções urinárias, como a cistite.

Quantidade diária recomendada: de 15 a 45 gramas da fruta desidratada por dia

cranberries
Cranberry desidratado

AZEITE
É o par perfeito de quem quer reduzir o colesterol ruim e o risco de infarto ou AVC, pois reduz a formação de placas nas paredes dos vasos sanguíneos. Tem vários outros benefícios.

Quantidade diária recomendada: 2 colheres é o ideal.  Mais do que isso pode engordar

azeite
Duas colheres por dia são suficientes

CHOCOLATE AMARGO
O melhor amigo das mulheres, o chocolate, pode fazer bem para a saúde. Para isso ele deve ser amargo (70% de cacau). Entre os principais benefícios estão: diminuição do colesterol ruim, de riscos de doenças cardiovasculares, de câncer e da pressão arterial.

Quantidade diária recomendada: até 30 gramas por dia. (OBS: para medir a quantidade, divida o peso da barra de chocolate pelo número de quadradinhos)

Veja abaixo mais alguns produtos que fazem super bem para a saúde e as quantidades diárias recomendadas:

Gergelim: 1 colher por dia

Aveia: 3 colheres

Chia:  1 a 2 colheres de sopa

Semente de abóbora:  1 a 2 colheres de sopa

Semente de girassol: 1 colher de sopa

Quinua: 2 a 3 colheres por dia

girassol
Sementes de girassol

Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao