Como fazer frango com quiabo versão light

Até quem nunca cozinhou consegue fazer essa receita

O frango com quiabo é umas das coisas mais maravilhosas da gastronomia de Minas Gerais. O prato surgiu no século XIX e, hoje, não pode faltar na casa de um mineiro que se preze. Existem várias técnicas diferentes para fazê-lo, mas a essência é a mesma. Lá em casa, tanto meu pai quanto minha mãe fazem um frango com quiabo daqueles, para ninguém botar defeito. E eu, como não poderia negar a raça, dei um jeito de aprender também.

frangocomquiabo
Hummmmmm

Porém, eu não gosto de usar fritura nas minhas comidas. Aqui em casa, um litro de óleo dura mais de um ano. Então, resolvi dar um jeito bem simples de continuar fazendo frango com quiabo, só que light, trocando o frango frito pelo assado (e retirando a pele).

Ingredientes (serve 2 pessoas com apetite normal)

-Uma bandeja com 4 pedaços grandes de frango (de preferência coxa ou sobrecoxa)
-300 ou 400 gramas de quiabo
-Limão
-Meia cebola grande (ou uma pequena inteira), 3 dentes de alhos, pimenta do reino e chimichurri (ou outro tempero de sua preferência)

Como fazer:

Frango: Retire a pele dos pedaços de frango, tempere com sal, pimenta do reino e chimichurri. Cubra com papel alumínio e leve ao forno em um recipiente untado. Depois de 30 minutos, retire o papel alumínio e deixe mais 10 minutos no forno para dourar. Vire o frango e deixe mais 5 ou 10 minutos. O tempo vai variar de acordo com a potência do seu forno.

quiaboQuiabo: Limpe o quiabo com uma bucha limpa sem sabão retirando os pelinhos, seque e pique-os. Refogue a cebola e o alho com o mínimo de oleo (ou azeite) e acrescente o quiabo. Tempere com sal a gosto. Coloque um pouco de água no quiabo e deixe cozinhar para amolecer. Se a água secar e continuar duro, coloque mais um pouco de água. Para tirar a baba pode colocar umas gotinhas de limão. Quando amolecer, apague o fogo.

Pronto, agora é só misturar o frango com o quiabo. Fica delícia e sem frituras!!!

Bônus

Angu: se você não sabe fazer angu, dissolva 4 (ou 3 de acordo com a consistência que você preferir) colheres cheias de fubá em 700 ml de água. Depois, acenda o fogo e mexa até ferver. Não pare de mexer para não encaroçar. Depois que ferver, tampe e deixe uns 10 minutos até soltar do fundo da panela. Não precisa de sal, já ingerimos sódio demais em nosso dia a dia.

Em menos de 1 hora, você servirá um típico prato da culinária mineira!