Tribos da Etiópia retratadas em Belo Horizonte

Segunda foto da série ‘Tribos Contemporâneas’ estará exposta a partir deste sábado (26)

A segunda foto da série Tribos Contemporâneas, do fotógrafo espanhol Sérgio Carbajo, estará em exposição a partir do próximo sábado, dia 26 de setembro, no Mural Templuz, em Belo Horizonte. A foto Suri Kid, foi clicada na tribo Suri, na Etiópia. “As crianças estavam muito orgulhosas em mostrar suas tradições pintando seus corpos e decorando-os com ornamentos florais”, conta.
 
Mural Templuz - Suri Kid_Sérgio Carbajo_baixa
Suri Kid – Foto: Sérgio Carbajo

Carbajo explica que as pinturas corporais são uma forma de expressão cultural muito forte entre os habitantes. “Escolhemos acampar em tendas nas próprias tribos, para que pudéssemos ter a oportunidade de conhecer a fundo o modo de viver deles”, lembra Carbajo, que se define como um apaixonado por viagens e diferentes culturas.

O espanhol mora em Barcelona, é engenheiro de computação e, nas horas livres, se dedica à fotografia, a viagens e a conhecer a fundo outras culturas. “Trabalho durante o ano todo em um escritório de programação, por isso, uma ou duas vezes ao ano, tenho a necessidade de me perder no mundo, conhecer diferentes culturas, tirar fotos e me colocar em contato com o mundo e suas pessoas”, revela. 

Mural Templuz_Sérgio Carbajo
Primeira foto da mostra. Regia Suri Sisters. Foto: Sérgio Carbajo
 
Diferente das outras edições, em que o Mural trazia uma obra por fotógrafo a cada mês, dessa vez, será exibida uma série de três fotos. “As imagens são incríveis, estava difícil escolher apenas uma, então, escolhemos um número maior de fotografias do mesmo autor”, conta Camilo Belchior, design estratégico da Templuz. “O trabalho de Carbajo é uma verdadeira imersão no cotidiano de algumas tribos africanas”, acrescenta.
 
Sobre o Mural Templuz

Criado em setembro de 2011, o projeto tem o objetivo de democratizar o acesso à arte de qualidade e colocar um pouco mais de cor na rotina corrida e cinzenta da capital mineira. Para quem está parado no trânsito de uma das avenidas mais movimentadas de BH, os mais de 30 trabalhos já expostos no mural, de seis metros de altura, têm sido um presente para os olhos dos motoristas.

Segundo Camilo Belchior, o objetivo do projeto é contribuir para a disseminação das expressões artísticas, dando visibilidade ao trabalho de designers, fotógrafos, artistas e profissionais das artes visuais bidimensionais. “Buscamos oferecer, às milhares de pessoas que passam pela Av. Nossa Senhora do Carmo, a oportunidade de contemplar trabalhos extremamente bem elaborados”, destaca o designer.
Plotado pela Hiper Graphic Digital, e montado por uma equipe de rapel, o mural pode ser visto no paredão da Templuz, na Av. Nossa Senhora do Carmo, 1150, região centro-sul de BH.

Serviço:
Data: de 26 de setembro a 31 de outubro de 2015
Horário: diariamente, todos os horários.
Local: Av. Nossa Senhora do Carmo, 1150, Sion.

(Via Assessoria de Comunicação)