Um passeio por 10 cidades que foram cenário de filmes de sucesso

Unir turismo e cinema pode tornar sua viagem ainda mais interessante

Muitas cidades ficam mundialmente famosas por terem sido cenário de um grande filme. E não é exagero afirmar que muitos viajantes decidem o destino de uma viagem após se encantar pelo local através da lente de algum diretor de cinema. Pensando nos “viajantes cinematográficos”, o AlugueTemporada, representante brasileiro do grupo HomeAway, elaborou uma relação de dez filmes da última década que inspiram viagens para diversos destinos e que têm variadas opções de hospedagem.

Paraty (RJ) – A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1 (2011)

crepúsculo
Edward e Bella durante a gravação em Paraty (Foto: Divulgação)

O primeiro item da lista provavelmente é o que melhor proporciona ao turista a sensação de estar vivenciando as cenas de um filme. Isso porque é possível alugar a mesma casa que foi escolhida para receber as gravações de “Amanhecer – Parte 1”, em 2011. A mansão fica em uma ilha na cidade de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. Lá, as gravações foram realizadas durante dez dias, encenando a lua de mel de Bella (Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson) no Brasil. 

Barcelona (ESP) – Vicky Cristina Barcelona (2008)
barcelona
Scarlett Johansson e Javier Bardem durante cena em Barcelona (Foto: Divulgação)


O diretor Woody Allen sempre foi reconhecido por gravar seus filmes em Manhattan, no coração de Nova York. De uns tempos pra cá, ele decidiu inovar e se aventurou por alguns destinos europeus para retratar tramas com uma visão de turista. Visitar os destinos selecionados por ele é reviver as cenas desses belos filmes, a começar por Vicky Cristina Barcelona, de 2008. O longa foi gravado nas ruas de Barcelona, na Espanha, e é possível alugar casas nas proximidades da Praça Real, onde foram gravadas algumas cenas. 

Outra sugestão é pegar um avião e visitar Oviedo, para onde os protagonistas do filme viajam. Nesta cidade, há uma estatua de Woody Allen em tamanho real, em homenagem às gravações do filme.

Madri (ESP) – Abraços Perdidos (2009)
madri
Cena de “Abraços Perdidos” no Museo Chicote (Foto: Divulgação)


“Abraços Perdidos” foi filmado em diferentes lugares de Madri, sendo uma ótima produção para conhecer a capital espanhola pela tela. Uma cena é especial na cidade, quando Judit (Blanca Portillo) revela a seu filho Diego (Tamar Novas) e a Harry Caine (Lluís Homar) todos os seus segredos enquanto toma um Gin Tônica na coquetelaria Museo Chicote, local tradicionalíssimo de Madri inaugurado em 1931. Se for visitar o badalado bar, reserve a mesa 10: a mesma usada pelos atores.
 

 
Paris (FRA) – Meia-Noite em Paris (2011)
 
meianoiteemparis
Gil (Owen Wilson) passeia pelas ruas de Paris (Foto: Divulgação)

Logo na abertura, o filme de Woody Allen mostra uma sequência de imagens dos principais locais a serem visitados em Paris. É a visão de turista do próprio diretor e dá vontade de arrumar as malas antes mesmo de a história iniciar. Durante o dia, o protagonista Gil (Owen Wilson) passeia por locais como o jardim de Monet e o Museu Rodin. À noite, ele consegue voltar no tempo para a Paris dos anos 1920 e realizar alguns sonhos. Para “viajar no tempo”, o personagem entra em um carro perto da igreja de St Etienne du Mont, visita obrigatória em Paris para quem já assistiu ao filme. A trilha sonora é maravilhosa!

Londres (ING) – Sherlock Holmes (2009)
londres
Ator Robert Downey, Jr. é o protagonista em “Sherlock Holmes” (Foto: Divulgação)


Sherlock Holmes é um personagem britânico criado por Conan Doyle e, por isso, o filme não poderia ser gravado em outro destino. A capital inglesa é o cenário perfeito para as aventuras do detetive. Muitas cenas do filme foram gravadas nos corredores da Somerset House, um centro muito famoso de arte e cultura de Londres. A cidade abriga inclusive o Sherlock Holmes Museum, com uma coleção de objetos curiosos que figuram nas histórias do detetive. Vale a visita! E não termine o passeio sem comer uma linguiça Cumberland, típica do norte da Inglaterra, prato preferido de Sherlock.

Dublin (IRL) – Apenas Uma Vez (2006)
dublin
“Apenas Uma Vez” conta história nas ruas de Dublin (Foto: Divulgação)


“Apenas Uma Vez”, de John Carney, é um filme para ver e rever, especialmente em função da linda trilha sonora. Glen Hansard, ator que protagoniza o filme, também é músico e produziu a trilha sonora durante a gravação. A história acompanha um músico de rua, que acidentalmente conhece uma vendedora de flores, para quem apresenta suas canções e se apaixona. Toda essa história fica ainda mais charmosa pela paisagem das ruas de Dublin, na Irlanda.

Roma (ITA) – Comer, Rezar e Amar (2010)
roma
Julia Roberts passa, entre outros, por Roma e Bali em “Comer, Rezar e Amar” (Foto: Divulgação)


Neste filme dirigido por Ryan Murphy, a protagonista Elizabeth (Julia Roberts) vai morar em Roma e se divide entre passear pelas ruas da cidade histórica, aprender italiano e os costumes locais, como a culinária. Entre os lugares frequentados pela personagem estão a Piazza Navona, famosa praça da capital, o Mausoleo di Augusto e a Via Condotti, elegante rua romana. Como não querer visitar Roma depois de assistir ao filme? 

Outra viagem que “Comer, Rezar e Amar” inspira é Bali. É lá que Elizabeth encontra o amor após alugar um chalé em meio à natureza, em Ubud, no coração da ilha. E o que não falta são chalés disponíveis para aluguel por lá.

Verona (ITA) – Cartas Para Julieta (2010)
verona
“Cartas Para Julieta” encanta com as ruas de Verona (Foto: Divulgação)


Um filme que arrancou suspiros de muitos fãs mundo afora. Comédia romântica clássica, se destaca pelas lindas cenas gravadas na cidade de Verona, no norte da Itália, e pelos passeios de carro em cenários paradisíacos pela Toscana. A trama principal se concentra na tradição que se mantém até hoje em Verona de jovens apaixonados deixarem cartas de amor destinadas a Julieta. Afinal, pra quem não sabe, a cidade é famosa por ter sido o palco da trágica história de “Romeu e Julieta”, escrita por William Shakespeare, e reúne as casas dos personagens abertas à visitação.

Veneza (ITA) – O Turista (2010)
“O Turista” encanta com Veneza ao fundo (Foto: Divulgação)
“O Turista” encanta com Veneza ao fundo (Foto: Divulgação)


Só o fato de estrelar Angelina Jolie e Johnny Depp em um mesmo filme já é um grande atrativo para assistir “O Turista”. No entanto, é impossível ignorar o cenário de Veneza em muitas cenas do longa dirigido pelo alemão Florian Henckel von Donnersmarck. No filme, bandidos fazem uma perseguição pelo “canal principal” de Veneza em charmosas lanchas particulares. É possível fazer o mesmo trajeto ao visitar a encantadora cidade italiana. A famosa ponte do Suspiro e o Palácio Ducal também receberam destaque nas filmagens.

Cucuron (FRA) – Um Bom Ano (2006)
Russell Crowe protagoniza o filme “Um Bom Ano” (Foto: Divulgação)
Russell Crowe protagoniza o filme “Um Bom Ano” (Foto: Divulgação)


“Um Bom Ano” surgiu a partir da adaptação de um livro de Peter Mayle, mas o que chama atenção mesmo é o cenário. Impossível não ficar com vontade de conhecer a linda cidadezinha do primeiro encontro formal de Russell Crowe e Marion Cotillard, os protagonistas do filme. Trata-se de Cucuron, na região da Provence. O local, cercado de vinhedos, reserva um aglomerado de casinhas medievais e a linda praça, a Place de l’Étang, cenário do filme. E o mais legal: é possível alugar uma dessas casinhas.

(via assessoria)