Gastrônomos mineiros participam do maior evento de gastronomia do Brasil em SP

Os chefs Leonardo Paixão, Fred Trindade, Flávio Trombino e os especialistas Camilo GazzinelliLuciana Martins e Mário Portella ministrarão palestras e aulas 

A delegação mineira com os chefs Leonardo Paixão,  Fred Trindade, Flávio Trombino, os especialistas Camilo Gazzinelli e Luciana Martin (panificação) e Mário Portella (charcutaria) desembarcam em São Paulo entre 27 e 29 de outubro para participarem da  Semana Mesa SP – maior evento de enogastronomia do Brasil. O evento acontece pela primeira vez na Escola Técnica Estadual  (Etec) –  Santa Ifigênia – Centro Paula Souza, na região central da capital paulista.

O Mesa Ao Vivo (painel de aulas e degustações em tempo real), reúne o chef Leonardo Paixão, do Glouton – um estudioso dos produtos do cerrado mineiro -, o cozinheiro Fred Trindade, do restaurante Trindade – especializado em comida mineira contemporânea – e Flávio Trombino, do Xapuri – referência em culinária mineira de raiz – ensinarão o preparo dos pratos contemporâneos e tradicionais da gastronomia mineira nos dias 27, 28 e 29, respectivamente. A programação ainda contará com Mário Portella, especialista em charcutaria – com a aula sobre ‘Cura dos Alimentos’, no dia 28.

semanamesasp2
Foto: Assessoria / Divulgação

Já os especialistas em panificação Camilo Gazzinelli e Luciana Martins, idealizadores da Cum Panio, serão destaques do Mesa Tendências, o maior congresso de gastronomia da América Latina. Eles ministrarão a palestra ‘Um tour pelo mundo da panificação: cultura do pão em diferentes partes do mundo, história, técnica, fermentação e tendência’,  no dia 27 de outubro. Durante o  congresso, a dupla dividirá o palco com estrelas da cozinha mundial, como o russo Vladimir Mukhin (23º melhor do mundo pela revista Restaurant),  o peruano Virgílio Martinez (4º melhor do mundo e 1º da América Latina), o brasileiro Alex Atala (9º melhor do mundo e 3º da América Latina), os argentinos Fernando Rivarola e Gabi Lafuente (El Baqueano, 15º da América Latina) e a colombiana Leonor Espinosa (Leo Cocina y Cava, 49º da América Latina).

Sobre a Semana Mesa SP

O Semana Mesa SP – maior evento de gastronomia do Brasil – estreia sede no Centro de São Paulo e dedica programação de 2015 às inovações na cozinha. De 27 a 29 de outubro, dezenas de chefs de diferentes países e regiões do país reúnem-se na Etec Santa Ifigênia – Centro Paula Souza – para discutir o tema “A nova gastronomia: compartilhando inovação, conhecimento e paixão”.

semanamesasp
Foto: Assessoria / Divulgação

Ao palco do Mesa Tendências – maior congresso de gastronomia da América Latina – sobem anualmente os principais pensadores e profissionais da cozinha mundial. Por sua vez, o Mesa ao Vivo reúne cozinheiros em debates, aulas e demonstrações culinárias em tempo real para o público. Quem visitar o evento poderá assistir a palestras de chefs Renata Vanzetto (Marakuthai – São Paulo), Renata Braune (La Reina Deli Bar – São Paulo), Alain Poletto (Bistrot de Paris – São Paulo), para citar alguns exemplos. Toda a programação oferecida ao público se transforma em material editorial pelas mãos e lentes dos repórteres da revista Prazeres da Mesa, concluindo assim, in loco, uma publicação especial que irá às bancas logo após o evento.

Também fazem parte das ações do evento Semana Mesa SP o “Mesa na Cidade” – roteiro pelos mais emblemáticos pontos gastronômicos no Centro de São Paulo e Jantares Magnos que colocarão, na mesma cozinha, chefs de restaurantes conceituados na capital paulista ao lado de chefs de outros estados e países, para juntos criarem um menu especial -; o “Farofa” – feira de produtos trazidos de diversos lugares do Brasil, barracas de chefs e Food Trucks que oferecerão comidinhas por preços democráticos.

Serviço:

Evento: Semana Mesa SP – www.semanamesasp.com.br
Data: De 27 a 29 de outubro
Local: Centro Paula Souza. Rua dos Andradas, 140 – Santa Ifigênia. São Paulo – SP
Tel.: (11) 3324-3355

(Via assessoria)