Mangabeiras: Áreas verdes são opção de lazer em BH

Rodeado pela Serra do Curral, bairro une mansões, palácio oficial e natureza

O bairro Mangabeiras é um dos mais nobres de Belo Horizonte. Ele é muito conhecido por suas imponentes mansões e pelos vários eventos culturais que são realizados com frequência na Praça do Papa. Mas, mais do que riqueza material, a maior ostentação do bairro gira em torno do deslumbrante cenário natural ao seu redor. Lá está um dos maiores parques urbanos do país: o Parque das Mangabeiras, projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx.

PQ DAS MANGABEIRAS - Arquivo FPM
Parque das Mangabeiras. Foto: Arquivo FPM

“Em qualquer lugar do mundo uma área verde tem importância grande na vida da cidade. O Parque das Mangabeiras tem uma área de 240 hectares. É uma enorme área que, junto a outras, forma um dos maiores corredores ecológicos urbanos. Isso reflete na proteção da biodiversidade. Do ponto de vista social, é uma área de lazer para os habitantes do Aglomerado da Serra e do Mangabeiras”, diz Homero Brasil Filho, diretor de parques da área Sul.

Parque das Mangabeiras. Foto: Vander Bras / Divulgação
Parque das Mangabeiras. Foto: Vander Bras / Divulgação

O Parque das Mangabeiras funciona de terça a domingo e, também, nos feriados, das 8h às 18h (entrada até as 17h). O endereço é avenida José do Patrocínio Pontes, 580. Para saber mais acesse o site: http://www.pbh.gov.br/parques

No bairro Mangabeiras também está localizado o Parque Serra do Curral, que leva o nome do símbolo da cidade, onde é possível fazer visitas guiadas a oito dos dez mirantes existentes. “À medida que vai subindo, você tem uma vista maravilhosa de diferentes pontos de Belo Horizonte e da Grande BH”, afirma Karine Paiva, presidente da Fundação de Parques Municipais (FPM).

Segundo ela, além da paisagem exuberante, o principal atrativo do parque é a grande diversidade da fauna e da flora. “São 125 espécies de aves notificadas como coruja-da-igreja, águia-chilena e falcão-cauré”, comenta Karine.

Pq Serra do Curral - Vander Bras (2)
Parque Serra do Curral. Foto Vander Bras / Divulgação

A trilha na Serra do Curral é realizada às 8h15, de terça à domingo. Os interessados devem fazer sua inscrição, que é gratuita, pelo telefone 3277-8120, de 9h às 16h.

O agendamento deve ser feito segunda-feira da semana que você pretende ir, na parte da manhã, preferencialmente. As vagas costumam acabar rapidamente! O percurso tem 4,4 km e dura cerca de 3 horas. A idade mínima para participação é de 14 anos. Para saber mais clique aqui.

Pq Serra do Curral - Glenda Souza (3)
Mirante da travessia na Serra do Curral. Foto Glenda Souza / Divulgação

Mirante. O mirante do bairro Mangabeiras é um dos principais da capital, oferecendo vista panorâmica de Belo Horizonte. Ele, que foi reformado e reaberto em 2012, se localiza atrás do Palácio das Mangabeiras, a residência oficial do governador. O endereço é rua Pedro José Pardo, 1000 – Mangabeiras. Para mais informações o telefone é 31 3246-5030. O mirante funciona de 10h às 22h, todos os dias.

Fonte: Reportagem de minha autoria publicada no jornal O Tempo, com adaptações para o blog