Praça Floriano Peixoto vai receber Dia da Alegria para crianças de todas as idades

Evento terá oficinas de jardinagem e cupcake, além de karaokê e lançamento de livros infantis

No mês das crianças, os pequenos de beagá têm motivos para festejar. A Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, vai receber o Dia da Alegria! O evento será realizado no próximo domingo, dia 25 de outubro, de 10h às 19h. Será uma grande festa aberta ao público com várias atrações gratuitas que prometem levar animação para crianças de 0 a 120 anos. Música, arte, oficinas, brincadeiras, contação de história, lançamento de livros e disco e até uma piscina fazem parte da extensa lista de atividades do evento, promovido pelo Instituto Cultural e Editora Aletria, em comemoração aos seus dez anos de fundação.

rosana
Rosana Mont’Alverne, fundadora da Aletria / Foto: Gláucia Rodrigues

As crianças terão que se dividir entre as tantas atrações. A minimaratona de contação de história, por exemplo, promete prender a atenção do público por seis horas ininterruptas. Mais de 20 convidados, entre eles grandes nomes da arte de contar histórias e parceiros da Aletria, como Cristina Barbosa, Xibil, Pierre André, Rosilda Figueiredo e a fundadora do instituto cultural, Rosana Mont’Alverne, participam da apresentação. A Praça Floriano Peixoto vai receber ainda um cantinho da leitura, com ponto de troca de livros que serão doados para a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. As obras arrecadadas farão parte do acervo da biblioteca do Papai Noel, que será montada na Praça da Liberdade durante o mês de dezembro. Sete novos títulos da editora Aletria também serão lançados no evento. Uma ótima oportunidade para renovar o acervo de literatura infantil do filhote.

Pequeno Pajé (1)
Foto: Assessoria / Divulgação

Para as crianças que gostam de colocar a mão na massa, vai ter oficina de jardinagem e de cupcake, única atividade para a qual é necessário fazer inscrição com antecendência, já que são poucas vagas. De resto, é só chegar e participar. O grupo Pequeno Pajé vai organizar várias ações especialmente para os pequenos, incluindo brincadeiras de rua do tempo da vovó. Os que gostam de pintar o sete, vão poder desenhar e colorir ao lado do artista Thiago Mazza, que fará um live painting no dia do evento. O historiador e figura atuante do carnaval de BH, Guto Borges, também está na programação com o seu projeto Lounjeca (lounge + jeca), na versão mirim nomeado Lounjequinha, que fará a criançada soltar a voz no karaokê.

Ufa! Essa criançada vai ficar ocupada, viu? Mas os adultos que não quiserem entrar na brincadeira, também vão poder se divertir. Vai ter som com  DJ Fael,  Feira do Vinil da Discoteca Pública com mais de 700 discos – de MPB ao rock progressivo – e várias produções artísticas e literárias na Feira de Publicações Independentes do coletivo A Zica.

banner

O Dia da Alegria ainda vai ter comidinhas de Foodbike, mangueirada e piscina de plástico para espantar o calor. E para fechar com animação as nove horas de festa, o músico Lucas Flainblat faz o show de lançamento do seu disco, Universo Carapuça, feito em parceria com Marcos Frederico. No repertório, samba e choro contemporâneo na apresentação que vai contar com a participação de Thiago Delegado (violão), Aloízio Horta (contrabaixo) e Felipe Bastos (bateria). O disco estará à venda no local, na versão CD e vinil.

Programação:

  • 10h às 12h – Oficina de cupcake para crianças com Liliane Furman

  • 10h às 13h – Lançamento livros da Aletria

  • 10h às 13h – Oficina de jardinagem para crianças com a Viver o Verde

  • 10h às 16h – Minimaratona de contação de histórias

  • 10h às 18h – Feira de Vinil e Feira de Publicações Independentes  A Zica

  • 10h às 19h – Dj fael

  • 10h às 19h – Livepainting com Thiago Mazza

  • 13h às 16h – Karaokê Loungequinha, com Guto Borges

  • 14h às 16h – Brincadeiras de rua com o grupo Pequeno Pajé

  • 16h30 às 18h – Lançamento do disco Universo Carapuça, de Lucas Fainblat e Marcos Frederico