Elementos de cerveja são matéria-prima de obras em exposição no Inhotim

Obras do artista plástico extrapolam limites da nanoarte, utilizando elementos da cerveja em telas exclusivas

Que a cerveja é uma arte eu nunca tive dúvidas. Mas, saber que os elementos de sua composição foram utilizados nas telas de um artista plástico, para mim, foi uma surpresa. Pois foi isso que a cervejaria mineira Wäls e o artista plástico Enio Longo fizeram: uniram a arte e os ingredientes cervejeiros para criar uma série de 21 telas por meio do processo de nanoarte.

O trabalho foi lançado na lindíssima Pinacoteca de São Paulo e estará em terras mineiras entre os dias 31 de outubro e 8 de novembro, no Restaurante Oiticica, no Instituto Inhotim.

cerveja
Foto: Assessoria / Divulgação

O estilo nanoarte, que é expressão artística desenvolvida a partir da mistura de arte, tecnologia e ciência, utiliza habitualmente a prata e o ouro. Mas, neste caso, esses materiais foram substituídos pela cerveja e por suas matérias-primas como malte, cevada e lúpulo – algo inédito para fins artísticos.

Outra inovação foi o processo de criação. Na nanoarte, normalmente utiliza-se um microscópio eletrônico de varredura com posterior coloração das figuras por Photoshop. Para criar as telas de Wäls, o artista plástico criou algo original, com um trabalho minucioso de pintura a mão as telas. Ele chegou a levar 16 horas seguidas trabalhando em um único quadro. “Degustar a cerveja me ajudou muito na hora desenvolver as telas. Cada característica e a complexidade do sabor foram inspiração. Provei o líquido em várias etapas e fui anotando tudo o que parecia relevante e que pudesse contribuir para o resultado final”, conta Ênio.

cerveja2
Foto: Assessoria / Divulgação

Serviço: 

Exposição Wäls Unique

Restaurante Oiticica, Instituto Inhotim: Rua B, 20, Brumadinho, MG.

Data: De 31/10 a 8/11

Entrada: gratuita para o visitante do parque. Ingressos para o Inhotim: R$ 25,00 (terça e quinta), quarta-feira livre, R$ 40,00 (sexta, sábado, domingo e feriado)

Horário: 12h às 17​h (sábado, domingo e feriado) / 12h às 16h (terça a sexta)

 (Via assessoria)