Saiba as principais características da querida raça Pug

Fofos e dóceis, pugs chamam atenção por onde passam, mas necessitam muitos cuidados

Quando decidi ter um cachorro eu não imaginava a raça que escolheria. É que nunca havia passado pela minha cabeça ter um dog. Eu não queria essas raças mais peludas, nem as que latissem muito para não incomodar os vizinhos, já que moro em apartamento. Eu também precisava de um cão que ficasse bem em casa quando eu saísse para trabalhar, que fosse lindo e carinhoso. Lendo sobre as diversas raças, resolvi ter um pug!

pug
Orion com pouco mais de 1 mês no dia em que nos conhecemos no canil

No outro dia, iniciei minha pesquisa para conhecer melhor a raça e para saber onde encontrar o Orion! Sim, ele já tinha até nome (nada muito criativo diante do pug do filme Homens de Preto, né? rs Mas sou clichê mesmo, nem ligo). Só faltava encontrá-lo. Como ninguém estava doando um pug, recorri a um canil e, então, lembrei que tinha de avisar ao Gui que ele seria pai. Foi mais fácil do que eu imaginava.

Duas semanas depois, Orion já estava saltitando lá em casa. Ele ganhou uma área espaçosa para correr, dormir, fazer as necessidades e se alimentar. E nossa cozinha virou um ovo, já que recebeu todos os eletrodomésticos que ficavam na área. Agora, era a hora de eu aprender a conviver com as características do meu pug e, a pior parte, educá-lo para não ser um cão destruidor mal visto pela sociedade. (Curta a página do Orion –> Orion The Pug

Características do Pug

Teimoso: coloquei a teimosia como número 1 porque isso vai se destacar. Pugs são como mulas, eles empacam quando querem. O Orion, desde cedo, aprendeu que não podia morder as cadeiras. Ele sabe que não pode. Não pense que nossas cadeiras não estão destruídas. Ele aproveita quando não tem ninguém na sala para fazer o mal feito. Ou, então, testa nossa paciência fazendo na nossa frente mesmo (comprei um spray para corrigir, se funcionar conto depois).  Chinelo é outra paixão irrenunciável.

pug
Orion devorando uma das várias hawaianas que ele destruiu

Genioso: Pugs tem o gênio forte. Outro dia, briguei com o Orion e ele ficou com raiva de mim. Virou a cara mesmo. Tive que ficar cinco minutos puxando saco dele para voltar nossa amizade. Ele também só responde ao chamado quando quer, caso contrário finge de surdo e ignora solenemente os apelos.

Simpático: É extremamente simpático com todas as pessoas na rua. Pula, lambe e faz festa como se estivesse morrendo de saudades. As vezes até constrange a gente. Quando chegou, com dois meses e meio, ele não fazia festa pra mim nem para o Gui. Fiquei até preocupada. Só depois de algumas semanas ele se apegou e, agora, dá pulos de alegria e lambe nossa cara toda.

Agitado: O Orion é cheio de energia (hoje ele tem 4 meses). Ele corre a casa inteira a mil por hora. Adora brincar com os brinquedos, com roupas e, quando passeia, corre como se fosse um atleta (isso é perigoso para pugs, por isso, às vezes, eu o obrigo a parar para evitar superaquecimento). Com o passar dos anos o agito tende a diminuir.

pug
Orion passeando

Companheiro: Pugs são supercompanheiros. Gostam de ficar na companhia de pessoas. Ficam observando tudo que estamos fazendo o tempo todo, como sombras. Não devem ficar sozinhos o tempo todo e, se você passa muito tempo fora de casa, dedique-se bastante a ele quando chegar. Fico paparicando o Orion todo o meu tempo livre, já que fico fora na parte da tarde. Para eles, ficar meio período sozinho é tranquilo.

Sensível: Os pugs tem pré-disposição a uma série de doenças, como as de pele, por exemplo. Por serem braquicefálicos exigem atenção especial, pois eles não conseguem respirar direito, tampouco equilibrar a temperatura corporal. Refresque-o no calor e coloque uma roupinha nos dias de muito frio.

orion
traje de gala

Higiênico: cães dessa raça são bem limpinhos. O ideal é dar banho uma vez por mês, para evitar problemas de pele. Alguns gostam de banho, como o Orion, outros nem tanto. Toda semana é preciso limpar as dobrinhas em cima do nariz e as orelhinhas. Pergunte no seu petshop como fazer isso. Ah, apesar de não parecer, pugs soltam muito pelo.

Caro: sim, os pugs são cães caros e não pense que o único gasto será a sua compra. Junto com o pug vem uma série de dispêndios, como ração superpremium (a mais cara) e vários pequenos gastos no petshop com vacinas, produtos de saúde e higiene, coleiras anti-carrapatos, etc.

pugs
Eles crescem rápido

Carinhoso: todo cuidado e todo gasto vale a pena quando você chega em casa e ele lambe seu rosto freneticamente, como se estivesse dizendo “obrigado por você ter voltado para mim, eu te amo muito”. Toda vez que eu me machuco (e isso acontece com frequência pois sou estabanadíssima) ele vem correndo de onde estiver e fica me lambendo. É lindo!

Barulhento e silencioso: Os pugs costumam latir bem pouco. O Orion já tem 4 meses e nunca latiu, nem nunca chorou ao ficar sozinho. Mas também ensinei desde cedo que ele deve dormir sozinho na área. Por outro lado, pugs emitem um barulho constante na respiração. Sei onde o Orion está por esse barulhinho. E vi que, depois de adultos, eles roncam muito. Por isso não é bom acostumá-los a dormir no quarto.

Tem mais uma série de características para enumerar, mas acho que já está bom para começar a conhecer o universo dos pugs. Eu amo muito e recomendo!