6 dicas para ensinar seu cão a fazer xixi no lugar certo

Sou mãe de primeira viagem. Meu primeiro filhote, o Orion, tem apenas 4 meses. Mas acho que, nesse período, consegui me virar bem seguindo orientações de veterinários e adestradores. O Orion, que é um pug, já faz xixi no lugar certo em 90% das vezes, e olha que ele é um cão mega agitado e muito teimoso, como só um pug sabe ser.

orion
Olá, eu sou o Orion

Como consegui a proeza? Assim que Orion chegou comprei uma bandeja sanitária e um produto para estimulá-lo a urinar naquele local. O primeiro xixi dele, inclusive foi no lugar certo, depois a casa toda virou um grande banheirão.

Deixe o dog em uma área restrita

Desde que meu pug chegou, reservei um espaço grande na área de serviço. Lá ele dorme e fica quando vou trabalhar. Ele nunca chorou, nem no primeiro dia. No início, ele fazia xixi/cocô na bandeja quando ficava preso, mas quando estava solto fazia em qualquer cômodo.

Bandeja sanitária
Bandeja sanitária

Para tentar ensiná-lo a fazer somente lá, comecei a brincar com ele no canil até que ele fizesse as necessidades. Só depois ele podia sair. O risco de fazer na sala e no quarto diminuiu bastante, mas ele não entendeu que não podia fazer em qualquer outro lugar. E, sempre que tinha vontade, fazia onde estivesse.

Retire os tapetes do chão

Ele sempre curtiu fazer xixi em tapetes, por isso retirei todos os tapetes de casa, inclusive os tapetinhos de banheiro – esses são os preferidos dele. Quando ele fazia xixi fora do lugar eu o repreendia com voz zangada e mostrava o lugar certo.

Deixar seu filhote em um local restrito ajuda a aprender mais rápido
Deixar seu filhote em um local restrito ajuda a aprender mais rápido

Dê os parabéns quando ele acertar

Além disso, – para mim o ponto crucial – comecei a parabenizá-lo todas as vezes que ele acertava fazendo o Ritual do Xixi. É assim: quando ele faz xixi no lugar certo, eu pulo pela área de serviço, bato palmas e canto “vai ganhar! vai ganhar! vai ganhar um biscoitinho!” e, enfim, dou um biscoitinho. Pode parecer estranho para o seu vizinho, mas, desde o início, Orion ficou bem curioso com o Ritual do Xixi e, em poucos dias, ele entendeu o meu recado. Hoje ele me chama para vê-lo fazer xixi, espera o biscoito e, quando eu canto e pulo, ele pula e corre junto pela área. Pugs curtem uma boa festa!

O Ritual deu tão certo que passou um pouco do limite. O Orion não faz xixi na rua, só em casa! Risos! Mas não creio que esse seja um problema grave a ser resolvido. Além disso, ele tenta me enganar fingindo que fez xixi só para ganhar um biscoito…

Fique atenta aos sinais

Outro ponto importante é conhecer seu animal. Com a convivência você vai perceber quando ele quer urinar ou fazer cocô. Normalmente ele se afasta um pouco e fica cheirando o chão em círculos. O cocô costuma ser feito uns 10 minutos após as refeições, depois que ele já está se alimentando normalmente. Fique de olho e quando ele demonstrar que quer usar o banheiro, leve-o até o local certo. Nem sempre dá tempo, mas muitas vezes funciona!

Seis passos para seu cão aprender o caminho do xixi

1- Tenha uma área restrita para o cão e o deixe lá a maior parte do tempo enquanto for um filhote até ele aprender onde pode urinar. Cães que têm a casa toda para eles demoram mais a aprender.

2- Pingue um produto (eu usava o urinon) até ele começar a usar a sua bandeja sanitária. Depois o próprio cheiro do xixi vai atraí-lo. Eu não uso jornal porque o Orion come tudo.

3- Retire os tapetes de casa.

4- Repreenda-o quando fizer errado.

5- Retribua com biscoitos e comemore com uma festinha quando ele acertar.

6- Observe o comportamento dele e quando perceber que ele pretende fazer xixi/cocô, coloque-o no local correto.

Espero que funcione com você também! Aproveite e curta a página do Orion –> Orion The Pug