8 dicas para seguir as metas de fim de ano sem abandoná-las

Coaching Ghoeber Morales ensina formas de perseguir objetivos sem sabotá-los

Ano novo, vida nova! Mas será mesmo? Com a passagem do ano a vida se renova, mas no fim das contas, muita gente faz tudo igual no ano que deveria ser diferente. São milhares de promessas e metas firmadas, como visitar mais a família, parar de fumar, fazer atividade física, ler mais livros, fazer uma poupança etc. A lista é enorme, mas, na hora de colocar em prática, ela é deixada de lado pela maioria das pessoas.

Foto: Pixabay / Divulgação
Foto: Pixabay / Divulgação

De acordo com o especialista em coaching e psicólogo Ghoeber Morales é preciso refletir sobre o que realmente queremos. “É muito comum fazermos planos. Mas, é importante se identificar com o que realmente faz sentido e analisar se todos esses sonhos vão ao encontro de seus objetivos”, destaca.

Uma das dicas do especialista é se autoavaliar e busca metas que realmente trarão felicidade ao serem cumpridas. Para as resoluções de final de ano, é fundamental também pensar de que forma elas serão cumpridas.

O maior equívoco é fazer uma lista enorme, como se fosse possível realizar tudo naquele mesmo ano. Veja as dicas de Morales para não frustrar suas metas de fim de ano:

1)    Priorize. Defina de 3 a 5 resultados que deseja alcançar durante o ano;

2)    Avalie criteriosamente cada objetivo a ser alcançado e pense se é possível completá-los durante os 365 dias que vêm a seguir;

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

3)    Pense em ações que te desafiem, afinal, tudo que é muito fácil, perde a graça;

4)    Especifique ao máximo o resultado que deseja almejar. Por exemplo, em vez de colocar como resolução “emagrecer”, prefira “perder 4kg”. Dessa forma, você consegue ter um objetivo mais sólido e também mensurar os resultados e saber mais exatamente se atingiu ou não sua meta;

5)    Estipule uma data concreta para cada uma das metas. Quando deixamos tudo para o próximo ano, é muito comum chegarmos a novembro e nem metade do que prometemos foi cumprido. Por isso, estipule datas ao longo do ano. Por exemplo, até o dia 31/05, vou perder 4kg, até o 30/08 terei feito duas viagens internacionais, etc.;

6)    É extremamente importante determinar quais serão as ações-chave necessárias para o cumprimento de cada uma das metas, dentro das datas previstas. Da mesma forma, procure cumpri-las começando das mais fáceis, assim, você vai ser bem sucedido desde o começo, e evita desistir logo no início.

7)    Com todos os passos anteriores cumpridos, agora é hora de entrar em ação! Comece devagar e vá entrando no ritmo aos poucos. E, quando perceber que está se auto sabotando, recomece o planejamento. O importante é ficar atento e não deixar que isso aconteça;

8)    Por fim, caso precise de ajuda, não hesite em procurar um profissional. Seja coaching, consultoria, terapia ou mentoria. Afinal, o que você fizer no próximo ano, já vai refletir em seu futuro.

Foto: Pixabay / Divulgação
Foto: Pixabay / Divulgação

Pode Entrar

Ghoeber Morales / Foto: Divulgação
Ghoeber Morales / Foto: Divulgação

No próximo mês, Ghoeber Morales estará em Belo Horizonte, para a segunda edição do “Pode Entrar”, projeto idealizado pelo dermatologista Bruno Vargas, que realiza encontros para discutir assuntos diversos na Clínica Inovatto. Durante o evento, Ghoeber pretende provocar os convidados com a palestra “Daqui pra frente: uma vida com mais sentido”. “Meu objetivo é fazer com que as pessoas se questionem e então consigam, daqui pra frente, aproximar-se cada vez mais da vida que desejam ter”.

Ghoeber é formado em Psicologia pela UFMG e Master Coach pelo CAC (Center for Advanced Coaching). Desde 2013, ministra palestras, workshops e treinamentos em todo o país.