Mostra de cinema movida a pedaladas será realizada em BH pela primeira vez

Projeto inédito propõe exibir filmes gerados pelas pedaladas dos participantes, incentivando a mobilidade, a cultura e a saúde

Divulgação
Divulgação

Olá amigos cinéfilos que curtem uma magrela! Belo Horizonte receberá nos dias 18 e 19 de junho a primeira edição do Cine Pedal Brasil, idealizado pela produtora Inffinito. O projeto vai ocupar praças públicas de cinco cidades brasileiras (Rio e Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Floripa, além de BH) exibindo filmes projetados a partir da energia gerada por meio de bicicletas. A proposta é chamar a atenção para a questão da mobilidade urbana, propondo ideias inovadoras que afetam diretamente a vida do cidadão. Além dos filmes, serão realizados debates com os temas mobilidade, inovação, meio ambiente, educação e sustentabilidade.

“Acreditamos na utilização do audiovisual como ferramenta de transformação e conscientização. Queremos difundir o conhecimento sobre energias renováveis e fomentar a conscientização sobre o meio ambiente e a promoção de atitudes sustentáveis. Também desejamos incentivar o uso da bicicleta como alternativa ecológica e saudável de transporte nas cidades para contribuir com o aumento da mobilidade urbana”, explica Adriana L. Dutra, diretora do evento.

Em cada cidade, o projeto será realizado em uma data diferente de 21 de maio a 19 de junho. Para gerar a energia necessária para projetar o filme, a mostra contará com 10 bicicletas fixas e 10 bases nas quais os participantes podem encaixar suas bikes, indiferente do modelo. Também será disponibilizado um pedal manual para cadeirantes, crianças e idosos. Os participantes precisam gerar no mínimo 1300 watts para o filme ser exibido. Um sinalizador instalado no local exibirá em tempo real quantos watts estão sendo gerados.

Serão exibidos dois filmes, um sábado e outro domingo: Bike vs Carros (o filme aborda como a indústria automobilística influencia nas políticas públicas das cidades) e 5 vezes Chico o Velho e Sua Gente (mostra a luta pela sobrevivência das comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco). Interessados em participar devem se inscrever no local do evento (a ser divulgado).

Programação geral

15h- Abertura do evento: inicio de cadastro de voluntários e ativação da tendas de relacionamento
15h30 – Oficina de vídeo para crianças
16h- Subida da Tela e Apresentação de DJ
17h- Diálogos Com o Público – debate entre representante do filme a ser exibido e profissionais ligados à sua temática
18h30- Exibição do filme
22h- Encerramento

Serviço

Evento: Cine Pedal Brasil
Data: De 21 de maio a 19 de junho
Horário: de 15h às 22h

Cidades

Rio de Janeiro: 21 e 22 de maio

Florianópolis: 28 e 29 de maio

Porto Alegre: 04 e 05 de junho

São Paulo: 11 e 12 de junho

Belo Horizonte: 18 e 19 de junho

Curtiu este post? Então conheça o blog Dicas da Cabrita, siga-me no Instagram, no Twitter e no Face! <3

faceblogtwitterbloginstagramblog (1)