Feng Shui: técnicas orientais na decoração fazem fluir energias positivas

Mudanças pontuais na decoração de nossas casas podem fazer grande diferença no dia a dia, favorecendo o bem-estar e melhorando o clima

Stockexpert/Divulgação
No quarto de casal, roupa de cama confortável, almofadas, tapetes e cortinas criam um ambiente relaxante e acolhedor. Foto: Stockexpert/Divulgação

Mais do que um lar, a casa é o nosso refúgio, um lugar para descansarmos e recarregarmos as baterias. É, também, nosso cantinho para receber os amigos e a família, bem como para ter momentos de conforto e relaxamento a dois. E para favorecer todos esses momentos, algumas técnicas orientais milenares podem ser adotadas na decoração com a promessa de que atraem energias positivas, afastam as negativas e aumentam a sensação de bem-estar dos moradores.

Cereais, frutas e temperos expostos na cozinha são um sinal de fartura e podem atrair prosperidade para os moradores. Tad Tafelsky/Divulgação
Cereais, frutas e temperos expostos na cozinha são um sinal de fartura e podem atrair prosperidade para os moradores. (Tad Tafelsky/Divulgação)

“O Feng Shui é uma técnica de harmonização de ambientes que busca identificar os fluxos de energia estagnados ou acelerados de um imóvel e aplicar técnicas que fortalecerão o chi (energia vital) do ambiente, trazendo benefícios aos moradores ou ocupantes”, explica a consultora de Feng Shui Cris Ventura.

Segundo ela, as pessoas buscam as técnicas orientais para sentirem mais conforto em casa com a decoração e para melhorar áreas da vida, como relacionamentos, família, saúde, trabalho e estudos. Pequenas mudanças pontuais introduzidas em casa podem fazer uma grande diferença na vida de quem ali vive. “O Feng Shui ajuda a enxergar as possíveis formas de resolver os obstáculos, superar as dificuldades, atrair prosperidade, encontrar soluções, conquistar equilíbrio, harmonizar o ambiente, melhorar relacionamentos, transformar energias negativas em positivas, melhorar a saúde e aumentar oportunidades tanto para a vida pessoal como para a vida profissional”, destaca Cris.

Avia Venefica/Divulgação
Natureza. Flores e plantas têm o podem de harmonizar os ambientes e atrair bem-estar e prosperidade; evite as artificiais. (Avia Venefica/Divulgação)

Para harmonizar a casa, melhorar o astral e permitir que a energia flua livremente, algumas adaptações podem ser feitas. Muitas vezes, só o fato de trocar objetos de lugar ou substituí-los já faz efeito. “Objetos podem ser incluídos ou excluídos. Mas, mais do que incluir objetos, as pessoas precisam olhar o que já têm e verificar se gostam mesmo de tudo o que há nos espaços e se não há coisas em excesso, itens sem uso ou quebrados. O ideal é retirar e doar os excessos para depois incluir itens que realmente apreciem”, frisa.

A especialista conta que as cores e a disposição dos móveis também influencia na harmonia. Alguns itens são mais do que bem vindos. “De modo geral, itens como plantas e flores sempre são bem-vindas. Aquários são auspiciosos. Fontes com água na entrada da casa também. Um sino dos ventos na varanda é favorável”, enumera.

Por outro lado, alguns artigos devem ser evitados: objetos cortantes e agressivos, como facas ou armas de fogo, imagens de pessoas solitárias e tristes, quadros de mares revoltos, desertos, incêndios, animais selvagens, guerras etc. Plantas artificiais e galhos secos também não são recomendados, assim como relógios parados ou quebrados.

Assim como as pedras, os cristais são considerados filhos da terra e cada tipo carrega muita energia para diferentes finalidades. Foto:Pixabay
Assim como as pedras, os cristais são considerados filhos da terra e cada tipo carrega muita energia para diferentes finalidades. Foto:Pixabay

Na prática

A analista econômico-financeira Vivian Fitzherbert, 47, se interessou pelas técnicas e fez algumas alterações na decoração de sua residência. “Procurei o Feng Shui visando, principalmente, equilibrar a harmonia e a energia da casa”, afirma a moradora do bairro São Pedro.

Segundo ela, as principais mudanças indicadas pela consultoria foram: instalação de espelhos, aquisição de algumas pedras, pintura de parede, compra de alguns acessórios nas cores indicadas para o ambiente e descarte de itens não utilizados. “Notei melhorias no ambiente, mais leveza, mais alegria”, pontua.

Veja abaixo algumas dicas da Cris Ventura para alguns ambientes da casa.

Para mais informações acesse www.cantodofengshui.com.

Ambientes de casa

Sala

Circulação: Este é o ambiente em que amigos e familiares são recebidos. Também é o local de relaxamento dos moradores. Os objetos, quadros e móveis que vão compor a decoração devem ter significado especial para os moradores e o resultado deve ser harmonioso. Incensos ou óleos essenciais em difusores alegram o ambiente e removem energias negativas.

Posicione sofás e poltronas de frente para a porta de entrada. Deixe espaços livres para circulação. Livre-se dos excessos e de obstáculos. Utilize plantas, luminárias ou mesas nos cantos das salas. As cores alegres como laranja, rosa, vermelho e amarelo são indicadas. Salas neutras com presença multicolorida em detalhes da decoração também são positivas.

(Jomar Bragança/Divulgação)
(Jomar Bragança/Divulgação)

Cozinha

Transformação. A cozinha é um lugar sagrado, onde transformamos os alimentos em energia vital para o corpo. É a base da saúde dos moradores e tem ligação com a energia das finanças, pois a energia para o trabalho vem da alimentação. Segundo Cris Ventura, é fundamental manter o ambiente em ordem, bem iluminado e com decoração alegre.

Os eletrodomésticos devem estar funcionando normalmente, sem defeitos, e os que não estiverem em perfeito estado devem ser consertados ou descartados. É aconselhável ter à mostra flores, frutas, temperos e potes com alimentos, pois além de decorar, eles ativam a energia da fartura. Utensílios coloridos elevam muito as vibrações e são capazes até mesmo de inspirar o cozinheiro.

Cantofengshui/Divulgação
Cantofengshui/Divulgação

Varanda

Contemplação. A decoração de varandas e ambientes externos também merece a atenção dos moradores. Manter plantas, sinos de vento de bambu, móbiles, bebedouro e comedouro para os pássaros podem atrair boas energias para o dia a dia.

Segundo Cris Ventura, uma varanda harmoniosa pode conter uma representação de cada um dos cinco elementos do Feng Shui, que são fogo, madeira, metal, água e terra. Como exemplo, podem ser utilizados os seguintes itens: luminária/velas (fogo), fibras naturais/plantas (madeira), pedras/cristais (metal), fonte (água) e vasos de cerâmica (terra). Outra dica é utilizar imagens de natureza e postais de viagens, pois transmitem tranquilidade, proteção, equilíbrio e planos futuros.

(Samu/Divulgação)
(Samu/Divulgação)

Banheiro

Purificação. O banheiro é um local de higiene e de purificação de energias. O branco é uma cor recomendada para este ambiente, pois está ligado à limpeza e à clareza mental. Deve-se manter as portas fechadas e as tampas dos vasos sanitários abaixadas. Os ralos ideais são aqueles que fecham. Se não for o caso, coloque um tapete sobre os ralos.

As plantas devem ficar em vasos com terra. As mais recomendadas são rosa-do-deserto, lírio da paz, violeta e zamioculca. Os cristais de quartzo indicados são das cores de terra ou amarelos. Prefira os aromas refrescantes como eucalipto, hortelã e limão.

(Gustavo Xavier/Divulgação)
(Gustavo Xavier/Divulgação)

Quarto

Renovação. O quarto é um local para renovar as energias. A cama deve ficar encostada em uma parede de frente para a porta de entrada com a visão de quem entra e sai. As de casal devem ter espaço para circulação dos dois lados. A cabeceira deve ser forte e inteiriça para transmitir segurança. Os criados-mudos e abajures devem ser iguais. Deixe espaço para circulação embaixo da cama para fluir a energia. Evite prateleiras e armários sobre a cama, pois podem causar sensação de opressão e cansaço. Aparelhos eletrônicos, materiais de trabalho ou estudo próximos da cama podem causar insônia. As melhores cores são tons claros de amarelo, verde, rosa, azul, tons pastéis, cinza e lilás.

(Trendzona/Divulgação)
(Trendzona/Divulgação)

(Fonte: O Tempo/ Renata Abritta)

Conheça o blog Dicas da Cabrita, siga-me no Instagram, no Twitter e no Face! <3

faceblogtwitterbloginstagramblog (1)