Segunda melhor cervejaria da América Latina está em Minas Gerais

Cervejas da Backer receberam dois ouros e uma prata no South Beer Cup 2016, realizado em Curitiba

Foto: DivulgaçãoMinas Gerais está se saindo muito bem quando o assunto é cerveja. Não à toa o estado é considerado a Bélgica brasileira. E algumas de nossas cervejarias, cada vez mais, alcançam destaque internacional. A Cervejaria Backer, por exemplo, acaba de ser considerada a segunda melhor cervejaria da América Latina no South Beer Cup 2016, um dos eventos mais importantes do ano, realizado neste fim de semana em Curitiba.

Além dessa posição de destaque, a cervejaria mineira conquistou dois ouros com a  Backer Imperial and Black India Pale Ale Tommy Gun e  Backer Specialty Beer Bravo e uma medalha de prata com Backer Red and Brown Ales Corleone. O prêmio foi conquistado em meio a 960 cervejas de todo o continente Sul, no concurso realizado neste fim de semana em Curitiba: a South Beer Cup 2016, a mais importante competição de cervejas de artesanais na América do Sul. Você pode conferir aqui o rol dos vencedores aqui.

“É um título muito importante para nós. A Backer tem uma preocupação e dedicação enorme com nossas cervejas.  E agora a concorrência ultrapassou as fronteiras do Brasil em um julgamento com pessoas que têm um grande conhecimento de cervejas.  É um prêmio não só da Backer, mas para todos nós mineiros”, destaca a diretora de marketing da marca Paula Lebbos.

O mestre cervejeiro da empresa, Sandro Duarte, também não esconde o contentamento visto o elevado nível dos concorrentes e várias cervejas renomadas: “Apesar de no Campeonato Brasileiro termos conquistado méritos importantes, principalmente no quesito inovação, este campeonato tem expressão em todo continente sul americano.  Disputamos  não só com os brasileiros, mas argentinos, chilenos, uruguaios e tantos outros, o que tornou a concorrência  muito mais acirrada”, destaca Duarte.

Um detalhe que ele destaca é  que todos os concorrentes entraram  com a mesma quantidade de cervejas inscritas. “A Backer foi eleita  a segunda melhor cervejaria sulamericana com 2 ouros e uma prata, uma medalha a menos que a campeã, sendo que tivemos várias cervejas chegando à final: por muito pouco não ficamos com o primeiro lugar”, comemora o mestre cervejeiro.

Libertadores da cerveja

A  South Beer Cup é o principal concurso de cervejas artesanais da América do Sul.  Nesta sexta edição,  De acordo coma organização do evento, esta será a maior premiação da história: são 215 cervejarias inscritas, de nove países: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai. Mais de 800 rótulos participarão do concurso. Eles vão ser analisados por 35 juízes de várias partes do mundo.de acordo com normas da Brewers Association.

Foto Divulgação
Foto Divulgação

Sobre a Cervejaria Backer:

Criada em setembro de 1998, a receita do chope Backer, “made in Minas”, conquistou os clientes da antiga e renomada casa de shows de Belo Horizonte, Três Lobos. O grande sucesso fez com que os empresários Halim Lebbos, Munir Khalil e Paula Lebbos investissem em um espaço, no qual iniciaria a produção da primeira cerveja artesanal de Minas Gerais, em outubro de 2005.

Hoje a Backer é comercializada em diversos estados brasileiros, tais como: Minas Gerais, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Goiás, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Amazonas, Tocantins e Pernambuco. Também no final de 2014 começou a exportar para Estados Unidos e Suécia. Produz atualmente cerca de 240 mil litros de cerveja/chope por mês.

Consumida por um público exigente,  as cervejas Backer são encontradas nas principais delicatessens, supermercados, bares, restaurantes e lojas de conveniência.

A Backer produz 15 tipos de cervejas: Pilsen, Pale Ale, Trigo, Brown, Medieval, Capitão Senra, Série Três Lobos (American Pilsen), Pele Vermelha (IPA – Indian Pale Ale), Exterminador de Trigo (Wheat Beer), e a Bravo (Imperial Porter). A Brazuka foi uma cerveja sazonal para a época da Copa, mas, com a aceitação que teve continua sendo vendida no Templo Cervejeiro. Este ano teve o lançamento da Las Mafiosas, a Pilsen Export e a Bohemia Pilsen.  A Cervejaria fabrica também  vários tipos de chopes.

Prêmios:

2011 – South Beer Cup, em Buenos Aires (Argentina)

Primeira cervejaria de Minas Gerais a conquistar um prêmio internacional

Medalha de Bronze com a Três Lobos Pele Vermelha (India Pale Ale)

2012 – South Beer Cup, em Blumenau

Medalha de Prata com a Três Lobos Bravo (Imperial Porter)

Menção Honrosa com a Medieval (Blonde Ale – Abadia)

2012 – 2ª Copa Cervezas de América, em Santiago (Chile) 

Medalha de prata com a Três Lobos Bravo (Imperial Porter)

Medalha de bronze com a Três Lobos (American Pilsen)

 

2013 – 1º Concurso Brasileiro das Cervejas, em Blumenau

Medalha de Ouro com a Três Lobos Bravo (Imperial Porter)

Medalhas de Prata com a Pale Ale, com a Três Lobos Exterminador de Trigo (Wheat) e com a Brown

Medalha de Bronze com a recém-lançada Capitão Senra (Amber Lager).

 

2013 – Superior Taste Award, em Bruxelas (Bélgica)

Medalha de ouro com a Cerveja Bravo Imperial Porter

2013 – South Beer Cup, em Buenos Aires (Argentina)

Medalha de ouro com a Backer Pale Ale

Medalha de Prata com a Capitão Senra

 

2014 – 4ª South Beer Cup

Medalha de Ouro com a cerveja Três Lobos Bravo, estilo American Imperial Porter

 

2014 – Concurso Brasileiro das Cervejas

Medalha de Prata com a cerveja Backer Pilsen na categoria Bohemian-Style Pilsener

Medalha de Bronze com a Backer Trigo na categoria South German-Style Hefeweizen/Hefeweissbier

2015 – Concurso Brasileiro das Cervejas

Medalha de Prata com as cervejas Capitão Senra (Amber Lager), Bravo (Imperial Porter) e com a Las Mafiosas Corleone (cerveja que ainda será lançada no mercado).

Medalha de Ouro com a Pale Ale..

Medalha de Bronze com a Backer Brown

2015 – South Beer Cup

Medalha de Ouro com a Imperial Red Ale, Corleone e 3 Lobos Imperial Porter, a Bravo.

2015 – Copa Copa Cervezas de America – Chile

Ouro – Las Mafiosas Corleone

Prata- Capitão Senra

Prata – Backer Trigo

Bronze – Medieval

Bronze – Bravo

Bronze – Exterminador de Trigo

2016 – Concurso Brasileiro das Cervejas – Blumenau

Medalha de Ouro nas Cervejas: Julieta, Reserva e Brown

Prêmio Inédito para a Backer: Melhor Cerveja do Ano Categoria Experimental 2016

!º Lugar Geral: Reserva

3º Lugar Geral: Julieta

SERVIÇO:

Localização da fábrica: Rua Santa Rita, 220 – bairro Olhos D’ Água. Belo Horizonte/MG – Cep: 30.390-550

Mestre-cervejeiro: Sandro Duarte

Delivery: (31) 3288-2958

Site: www.cervejariabacker.com.br

(via assessoria)