Cozinhas que recebem sol podem abrigar a horta em bancadas

Indoor: como cultivar sua própria horta em casa

Horta vertical. Foto: Henrique Queiroga/Divulgação
Horta vertical. Foto: Henrique Queiroga/Divulgação

Cozinhas e áreas gourmet são locais ideais para abrigar a plantação de temperos e hortaliças

Em tempos de preocupação com a saúde e com a qualidade dos alimentos, uma horta caseira, livre de agrotóxicos, é o sonho de muitas pessoas. Esse desejo pode se concretizar facilmente, mesmo que a casa ou o apartamento não sejam muito espaçosos. O resultado do plantio indoor, além de contribuir com uma alimentação saudável, ainda pode valorizar a decoração e aromatizar o ambiente.

“Por menor que seja o espaço, sempre há lugar para cultivar certas plantas e, melhor ainda, surpreender-se com seus aromas. Elas são sempre o arremate para qualquer projeto. As plantinhas podem ornamentar janelas, bancadas e aparadores, além de valorizar projetos por meio de cores que dão vida aos espaços”, destaca a designer de interiores Fabiana Visacro.

Outro detalhe a ser levado em conta é qual espécie plantar e o local de cultivo. “O mais importante quando se fala na escolha de plantas é o tipo de ambiente em que ela será inserida. Fatores como iluminação, ventilação, temperatura e espaço devem ser considerados. Além disso, o tempo disponível para cuidado das espécies é muito importante. Existe uma série delas disponíveis. É importante pesquisar todas as necessidades da planta antes de escolher”, explica a arquiteta Nathália Otoni, do escritório Óbvio Arquitetura.

Cozinhas que recebem sol podem abrigar a horta em bancadas
Cozinhas que recebem sol podem abrigar a horta em bancadas. Fonte: Ana Yoshida Arquitetura e Interiores/Divulgação

Dicas

A horta indoor pode ser cultivada em qualquer área que tenha iluminação natural e ventilação moderada. “Varandas gourmet e áreas de serviço são os locais mais indicados. As hortas, em sua maioria, precisam somente de luz solar direta em pelo menos parte do dia. A rega é diária no caso das ervas condimentosas”, acrescenta Iara Neves, gerente comercial do Leroy Merlin.

Ela ensina quais são os produtos necessários para plantar os vegetais em casa. “Para o cultivo de uma horta são necessários substrato, terra vegetal, manta de drenagem (bidim) e argila expandida ou seixo. As ferramentas hortículas também são importantes, como por exemplo o sacho, pazinhas larga e estreita e ancinho”, afirma.

As opções de recipientes são variadas e podem ser escolhidas de acordo com a criatividade e com a decoração local. “Além de vasos, as pessoas utilizam floreiras, garrafas pet, canos de PVC e até pneus de carro ou de bicicleta. As hortas verticais também ficam lindas e são tratadas como objetos de decoração”, completa Iara.

image
Foto: Pining/Reprodução

Cuidados

Segundo a arquiteta e paisagista Daniela Sedo, os cuidados com a horta indoor é semelhante ao da externa. “A única diferença em fazer uma horta em um espaço menor é a variedade de espécies que serão utilizadas em um mesmo ambiente. Outro fator relevante é que as mudas/sementes devem ser plantadas com no mínimo 50 cm de distância uma da outra, para que elas se desenvolvam bem. As espécies mais usadas são alecrim e agrião, pois são rústicas e sobrevivem mais tempo sem manutenção. A hortelã e lavanda exigem cuidados principalmente com a rega e o sol”, pontua Daniela. Clique Aqui e veja o passo a passo de como iniciar sua horta.

Fonte: O Tempo / Renata Abritta / 26/06/2016

Conheça o blog Dicas da Cabrita, siga-me no Instagram, no Twitter e no Face! <3

faceblogtwitterbloginstagramblog (1)