Confira a programação completa do Festival Internacional de Cerveja e Cultura de BH

O Festival Internacional de Cerveja e Cultura vai trazer mais de 200 rótulos para BH

13087908_1711744475765553_2650818384347355411_nA segunda edição do Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) está marcada para os dias 06 e 07 e promete transformar Belo Horizonte na “Bélgica Brasileira” das cervejas artesanais. Um das grandes novidades é o local: o Parque das Mangabeiras. O evento veio pra ficar e quer se estabelecer como referência nacional e internacional do mercado de cervejas artesanais, com mais de 200 rótulos de diversos países. Este ano a homenagem será para o Reino Unido, com lançamentos especiais de cervejas e a grade de shows especialmente montada para louvar a cultura do país. Inclusive, o FICC faz parte da programação da Semana da Inglaterra no Brasil e do BH Beatle Week. Haverá também um concurso de homebrew com premiação diferenciada.

Além das cervejarias tradicionais, os cervejeiros “ciganos” também estarão presentes. Muitos produtores locam fábricas para produzirem as suas. E isso está se tornando cada vez mais frequente. Algumas mais famosas como “Os Caras” já até conquistaram prêmios.

Segundo Diogo Kfoury, o idealizador do evento junto com Monalisa Rodrigues, mais de 200 rótulos de cervejas já estão confirmados. “A ideia do evento, desde a primeira edição, é chamar atenção para o que vem se transformando Minas Gerais: um verdadeiro pólo cervejeiro”, comenta Diogo. Dados do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (Sindbebidas) comprovam o fato: No último ano, o mercado cresceu 21%, acima da média nacional, calculada em 12,6%, pela Nielsen. Em Minas Gerais são produzidas mais de 50 tipos de cervejas.

Música & Cultura

Desta vez a festa está homenageando o Reino Unido e por isso terá duas atrações internacionais que vão presentear os convidados com o melhor dos garotos de Liverpool. Serão duas atrações internacionais – Nowhereband do Chile e The Buitres Rock Band da Argentina, que fazem homenagens aos ingleses. Além de nove nacionais, com destaque para Tianastácia e Nasi, vocalista do Ira. Grandes shows regionais como Seu Madruga, Led III, Glasgow9, Poison Gas completam o evento.

Concurso Homebrew

O II Festival Internacional de Cerveja e Cultura 2016 está promovendo um concurso realmente especial na edição 2016. O público poderá inscrever receitas próprias de cerveja e a escolhida pelos jurados, incluindo convidados internacionais, como a melhor, no final do concurso, ganhará uma produção de até 2,5 mil litros da receita na Cervejaria Verace. O vencedor ficará com parte da brassagem. O 2° e 3° colocados receberão prêmios da Lamas Brew Shop BH, em insumos para fabricação de cerveja. As inscrições devem ser feitas no link: Inscrição. Esse concurso é um grande desafio e vai acontecer no palco do FICC. Será uma oportunidade que pode revelar novos talentos para o fomentado mercado cervejeiro de Minas Gerais.

Lançamentos:

Dunk Bier lançar uma IPA inglesa Excalibur durante o FICC

Sempre esteve em pauta na Dunk Bier lançar uma IPA inglesa, visto que seus sócios, Marcelo e Bento, são grandes apreciadores do estilo. Então o FICC será uma ótima oportunidade. A Excalibur é uma cerveja de sabor marcante e predominante do malte, de amargor acentuado, como é característico do estilo. De coloração âmbar dourado, possui 44 Ibu’s com ótimo equilíbrio de aroma dos lúpulos ingleses. O lançamento estava previsto para maio de 2016, mas foi adiado em função do FICC cujo tema desta edição é o Reino Unido. Excalibur: Uma espada lendária, medieval – IPA EXCALIBUR – DUNK BIER: A receita é uma espécie de fórmula mágica, poção secreta que reme as lendas inglesas e a identidade visual do rótulo traduz a foça medial.

Lançamento Cornish Orchards

Outra novidade que chega ao estado no FICC é o lançamento da Cornish Orchards, nova sidra inglesa no Brasil. A Cornish Gold Cider chegou ao Brasil pela importadora Boxer, que trouxe a marca em seis rótulos: Heritage Cider – 5% abv; Farmhouse Cider – 5% abv; Vintage Cider 2014 – 7,2% abv; Blush Cider – 4% abv; Gold Cider – 5% abv; Pear Cider – 5% abv e Alchoolic Ginger Beer – 4% abv. Todas vieram em garrafas de 330ml, com exceção da Vintage que veio em garrafa de 500ml. Ocupando uma fazenda do século XVII situada na região de Cornwall, Inglaterra, a Cornish Orchards cultiva maçãs desde 1992. A empresa conta hoje com uma equipe de 20 funcionários dedicados à produção e blendagem artesanal de suas sidras premiadas. A Cornish é uma pequena empresa adquirida pela Fuller’s em 2013 a fim de explorar o mercado artesanal de sidras, no final de 2015 começou a exportar toda a linha  e finalmente chegou ao Brasil.

Krug apresenta cerveja em homenagem William Shakespeare

Shakespeare morreu em 1616 e no aniversário de 400 anos de seu falecimento, a Cervejaria Mineira Krug vai apresentar no FICC. Os rótulos são alusivos a grande personalidade inglesa tanto no design, quanto nos estilos escolhidos. Midsummer´s Night Dream é o rótulo que será apresentado: é uma Summer Ale, leve, clara e bastante aromática.

Estrutura

Haverá palco para os grandes shows do evento e estandes com todas as cervejarias e restaurantes participantes. Um dos locais mais charmosos será o biergarten, projetado para ser um local aconchegante para o público apreciar as cervejas e os pratos elaborados pelos restaurantes.

Escola de Circo

Uma das atrações será a escola de circo, onde o público poderá aprender algumas brincadeiras e manobras circenses. Será gratuito e funcionará nos dois dias de evento.

Confira algumas das cervejas participantes

Pixabay/Divulgação
Pixabay/Divulgação

Koala San Brew

Furst Bier

Backer

Prime Distribuição

Krug

Magma

Falke

Schornstein

Loba

Capa Preta

Uaimii

Ax Beer

Besten

Baden Baden

Wals

Trovence

Aeon

Confraria de Minas

Mr. Tugas

Villa Alemã

Gangster

Bike Beer

La Grand

Fuller´s

Peripécia

Dos Caras

Mantrap

Dunk Bier

Restaurantes confirmados:

A gastronomia estará bem representada por seletos restaurantes que estão entre os melhores de BH. Haverá um espaço especial para as casas, que vão preparar cardápios especialmente formatados para o evento.

Duke ‘N’ Duke

Rock Dog

Köbes

Constance Burgues

São Romão

Classe A

Delícias na Brasa

Borracharia Gastro Pub

Serviço:

Dias: 06 e 07 de agosto

Horário: A partir das 10 horas

Local: Parque das Mangabeiras

Ingressos: A partir de R$ 25

Vendas on-line:

Ponto de Vendas:

Central dos Eventos

Sympla

Aplicativo Central dos Eventos Mobile

Savassi | Loja Central dos Eventos (Rua Fernandes Tourinho 470, Loja 16)

Galeria C&A Centro | Loja Central dos Eventos

Shopping Pampulha Via Brasil | Loja Central dos Eventos

Big Shopping Contagem | Quiosque Central dos Eventos

Shopping Sete Lagoas | Quiosque Central dos Eventos

BH Shopping | Loja Chilli Beans

Pátio Savassi | Loja Chilli Beans

Informações: www.ficc.net.br

Atrações de sábado – 6 de agosto:

É TIANASTÁCIA!

Krug Tianastácia - Crédito Fernando Martins
Crédito Fernando Martins

Destaque no cenário musical do país, a banda é reconhecida pela diversidade de estilo musical e irreverência. Com a base musical ancorada no bom e velho rock’n roll, a família Nastácia transita por diversos estilos. Pop, rock, música eletrônica, romântica e outros ritmos possibilitam que o grupo surpreenda e cative novos públicos a cada álbum lançado. A irreverência, o bom humor e a criatividade nas músicas fazem do Tianastácia um dos maiores ícones do pop rock mineiro.

THE CALANGLES ROCK BAND

Esse é o nome da trupe que gosta de ser reconhecida como uma banda de puro rock’n’roll. Há muitas razões para tanto, mas a que mais chama a atenção é: esses caras “sentam a mão” com muita classe! Completamente influenciados pelos BEATLES, os integrantes da banda pensaram em colocar um toque de peso no som dos FAB4. Certamente, o que torna isso possível é o talento dos músicos para simplesmente deixar o rock fluir, muitas vezes até deixando rolar músicas de outros artistas e de outros tempos no meio dessa beatlemania. E isso de fato acontece.

NOWHEREBAND

NowhereBand é um grupo chileno, cujo objetivo é interpretar o som de Beatles ao vivo, oferecendo um show de qualidade e respeitando as versões originais de cada obra. A imagem cênica da banda é muito colorido e alegre. Foram eleitos representantes do Chile para a IV Semana Beatle da América Latina 2004, realizada em Buenos Aires, Argentina, sendo selecionados entre 50 grupos internacionais como um das cinco melhores bandas tributo aos The Beatles na América Latina.

AUDERGANG

Liderada pelo guitarrista Auder Júnior, a AUDERGANG tem se consolidado como um dos destaques do blues brasileiro. A banda belo-horizontina já se apresentou ao lado de grandes nomes do gênero, como Johnny Winter, Celso Blues Boy, Mark Farner (Grand Funk Railroad), Blues Etílicos e tem ganhado o país com seu trabalho autoral e virtuosas apresentações.

GLASGOW9

Formada no final de 2014, a Glasgow9 tem a proposta de resgatar clássicos do Rock. Seu nome é uma homenagem à cidade de Glasgow, na Escócia, considerada pela UNESCO como “Cidade da Música”. Além disso, é uma referência ao índice 9 da escala de coma Glasgow, um estado de obnubilação. Suas influências são The Beatles, Pearl  Jam, Pink Floyd, Led Zeppelin, Nirvana, Incubus, Dave Matthews Band, The Doors, Cream, Queen e Radiohead.

Atrações de sábado – 7 de agosto:

BLOODY MARY & THE MUNSTERS

Um sonho nunca morre e, por isso, a BLOODY MARY & THE MUNSTERS se propõe a ser uma “fonte da juventude”, cultuando o “velho” para continuar a ser sempre “jovem”! Na tentativa de resgatar esses momentos, nasce a BLOODY MARY & THE MUNSTERS, uma banda focada no clima retrô, agregando todos os aficionados pela cultura vintage, mostrando e vivenciando mais uma vez essa história e tendo a chance real de mostrá-la aos mais novos, que só a viam em filmes e revistas.

THE BRUITES ROCK BAND

The Buitres Rock Band, formada em 2008 pelo Leonardo Spinosa (John Lennon), realizou inumeráveis shows em diversas cidades de Argentina. A proposta da banda é recriar os momentos mais memoráveis da carreira dos quatro garotos de Liverpool, interpretando suas músicas até os mínimos detalhes com o maior respeito, para assim, tele-transportar a galera numa viagem no tempo, dando a possibilidade aos mais jovens de viver uma experiência única e que trará muitas lembranças para quem ja viveu aqueles anos maravilhosos da Beatlemania.

SEU MADRUGA

O Rock do AC/DC e o pastelão “made in México” da série televisiva Chaves, pode parecer uma mistura do tipo água e óleo, mas essa inusitada e feliz ideia gerou a excelente banda cover Seu Madruga. Com seu toque humorístico e profissional ao mesmo tempo, a banda presenteia ao público espontaneidade e humor característicos do carismático personagem que empresta o nome a banda.  Ao longo dos anos, a Banda SEU MADRUGA vem se apresentando e se destacando em diversos festivais e casas noturnas de BH e interior de Minas. Fiéis aos arranjos originais, interpretam com perfeição clássicos que vão da fase Bon Scott (1º vocalista do AC/DC) à fase Brian Johnson (atual vocalista do AC/DC), sem descartar nenhum dos maiores sucessos da banda australiana. Performances contagiantes, Rock N’ Roll em alta voltagem, adrenalina do começo ao fim e o som do bom e velho AC/DC.

LED III

Trio formado por Khadhu (Cartoon-baixo, violão e voz), Auder Jr. (ex-Easy Rider- guitarra e voz) e Teófilo Laborne (ex-BH Rush- bateria e voz), todos músico experientes e já consagrados na cena do Rock mineiro. A banda foi formada inicialmente para fazer apenas duas apresentações como Led Zeppelin Cover, no lançamento de uma revista com matéria sobre o Led, mas, devido ao enorme sucesso destas apresentações e aos inúmeros convites para shows que surgiram após as mesmas, o grupo resolveu dar sequencia a esse trabalho, interpretando os clássicos do Led Zeppelin.

NASI

Foi no inicio dos anos 80 que a banda mais emblemática de São Paulo começou, quando Scandurra e Nasi fundaram o Ira!. Após anos de sucesso, Nasi retirou-se da banda que acabou logo em seguida. Nasi posou na seção “Eu queria ser…” da Revista MTV como o X-Man Wolverine, gostou da performance e decidiu adota-la em seu primeiro álbum solo, “Onde Os Anjos Não Ousam Pisar”. O músico é conhecido também como um grande torcedor do São Paulo Futebol Clube. Já apresentou o programa 90 Minutos da Rádio Kiss FM, e teve participação especial no programa Bola na Rede da Rede TV!.

POISON GAS

Poison Gas é uma banda de Belo Horizonte formada em meados de 2014 por garotos de 10 anos à época, que tem em seu repertório clássicos do bom e velho Rock and Roll. A banda vem a cada dia incorporando novos arranjos e novas músicas em seu repertório. Formado inicialmente por um baterista e um guitarrista que executava as bases e o solo, os garotos estavam em busca de uma voz para seus acordes.