Tradição do Jequitinhonha em destaque em uma das principais avenidas de BH 

Fotografia de Leo Drumond registra instante lírico em festa de Nossa Senhora do Rosário

Foto: Leo Drumond
Na foto, o Mastro a Cavalo, ritual que simboliza o embate entre mouros e cristaos e marca o levantamento do mastro na festa em Chapada do Norte, Minas Gerais.Foto: LEO DRUMOND / NITRO

Um fogo de artifício explode no céu e chama a atenção de três cavaleiros. Esse momento, clicado pelo fotógrafo mineiro Leo Drumond, é o escolhido para estampar o Mural Templuz nos meses de julho e agosto. O registro foi feito em 2012, durante a tradicional festa de Nossa Senhora do Rosário, na pequena cidade de Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha. “A foto faz uma analogia com a história dos Reis Magos, com os três homens montados a cavalo observando um brilho no céu”, descreve. Essa é a terceira, de uma série composta por quatro fotografias de profissionais do coletivo Nitro Imagens, que ilustrarão o painel da Templuz, do Grupo Loja Elétrica.

Formado em design gráfico pela UEMG, Leo Drumond é fotógrafo há mais de 15 anos. Trabalhou na Agência 1º Plano e em um jornal local, antes de se tornar um dos fundadores da Nitro, em 2003. Desde o início da carreira, Drumond sempre demonstrou grande interesse em registrar os costumes do interior de Minas.  “Gosto muito de fotografar aquilo que foge do ambiente urbano, pessoas que mantém hábitos de longa data e expressões culturais mais antigas”, conta. Em 2012, o fotógrafo recebeu o Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Fotografia pelo projeto “Os Chicos”, que reúne imagens sobre personagens e paisagens do rio São Francisco, produzidas ao longo de um período de cinco anos.

Sobre o Mural Templuz

Criado em setembro de 2011, o projeto tem o objetivo de democratizar o acesso à arte de qualidade e colocar um pouco mais de cor na rotina corrida e cinzenta da capital mineira. Para quem está parado no trânsito de uma das avenidas mais movimentadas de BH, os mais de 40 trabalhos já expostos no mural, de seis metros de altura, têm sido um presente para os olhos dos motoristas. Plotado pela Hiper Graphic Digital e montado por uma equipe de rapel, o mural pode ser visto no paredão da Templuz, na Av. Nossa Senhora do Carmo, 1150, região centro-sul de BH.

Segundo Camilo Belchior, consultor em Design Estratégico da Templuz, o objetivo do projeto é contribuir para a disseminação das expressões artísticas, dando visibilidade ao trabalho de designers, fotógrafos, artistas e profissionais das artes visuais bidimensionais. “Buscamos oferecer, às milhares de pessoas que passam pela Av. Nossa Senhora do Carmo, a oportunidade de contemplar trabalhos extremamente bem elaborados”, destaca o designer.

Serviço:

Data: 15/07 até 31/08

Horário: diariamente, todos os horários.

Local: Av. Nossa Senhora do Carmo, 1150, Sion – Belo Horizonte, MG.

(via assessoria)