Estilista de Itabira aposta em moda sustentável para o Minas Trend

croquis-inverno-2017O respeito à natureza se faz cada vez mais necessário para a sobrevivência das próximas gerações. Por isso, sustentabilidade é a palavra do momento e do futuro. E ela deve ser empregada em todas as áreas, inclusive no mundo fashion!

Neste ponto, o estilista itabirano Ronaldo Silvestre dá bom exemplo baseando a sua produção nesse conceito. Ele também propõe um resgate do que é artesanal e local, enaltecendo a sua região. “Por meio do meu trabalho, quero desenvolver projetos e não somente peças de roupas. Procuro pensar em questões sociais e na preocupação com o meio ambiente, além de colocar a criatividade em prática para desconstruir tecidos e elaborar novas modelagens”, explica.

Linhas de Niemeyer

O estilista, que acaba de vencer a 7ª edição do concurso Ready To Go, estará no Minas Trend – realizado de 04 a 07 de outubro no Expominas – com sua coleção Inverno 2017 inspirada nas linhas e nas formas arquitetônicas de Oscar Niemeyer. “Sob a ótica atemporal, surge a Organic Lines, uma coleção com peças que transcendem o seu tempo, trabalhando tecidos orgânicos, unindo sedas artesanais com identidade própria ao jeans e suas nuances”, conta.

O tecido trabalhado é feito através de tiras de viés, criando texturas, formas e conferindo identidade única à roupa. O arsenal de cores passeia entre o preto e sua gama e tons crus. Para o material, foi utilizado, além da seda e do jeans, algodão orgânico floral e sarjas com estampas camufladas. Os bordados das peças, é claro, foram feitos pelas mulheres do Instituto Tecendo Itabira.

Tecendo Itabira

O projeto Tecendo Itabira, fundado em 2009, busca ajudar na profissionalização da população local, melhorando a qualidade de vida de mulheres carentes e dando qualificação à mão de obra da região. “A moda é um transformador social, mesmo com todos os empecilhos políticos e descasos da cidade, vamos levando a ONG com muito amor e dedicação, sem barreiras”, afirma o estilista.

Gosta de moda? Saiba mais sobre o Minas Trend. Não deixe de curtir nossa página no facebook!

Sabia que o Dicas da Cabrita integra o Portal O Tempo? Yes, baby!