Roteiros de Minas: passeios bate e volta saindo de BH

Circuito Entre Serras. Foto: Secretaria de Desenvolvimento Economico e Meio Ambiente de Caeté/Divulgação
Circuito Entre Serras. Foto: Secretaria de Desenvolvimento Economico e Meio Ambiente de Caeté/Divulgação

Olá, povo!

A Associação do Circuito do Ouro reuniu as principais atrações turísticas de Minas Gerais que ficam perto de Belo Horizonte em roteiros diferentes e eu gostei bastante do resultado, por isso venho dividir com vocês! São opções para a família, para jovens e até mesmo para casal, recheadas de belas paisagens naturais, cultura e história.

Muitos desses roteiros podem ser feitos no melhor estilo bate e volta (saindo de BH). Bom para aproveitar o feriado, como o do Dia das Crianças (que vai cair em uma miserável quarta-feira). Se você tiver o fim de semana todo livre pode optar por se hospedar em alguma das acolhedoras pousadas mineiras. Confira abaixo os roteiros:

1- Entre Cenários da História

Repleto de passeios históricos, esse roteiro é um dos mais procurados pelos turistas. Em Mariana, a dica é visitar a Praça Minas Gerais, onde pode-se conhecer um pouco da história da primeira vila, cidade e capital do Estado. Além disso, a Mina da Passagem é uma ótima opção para saber mais sobre o Ciclo do Ouro. O passeio de Trem entre Mariana e Ouro Preto possui lindos cenários.

Em Ouro Preto, o Museu da Inconfidência, a Casa dos Contos e o Museu das Reduções não podem ficar de fora do roteiro, assim como o Museu de Congonhas, que é mais tecnológico e moderno. Essas opções inserem as crianças no mundo da história de forma lúdica e educativa. Já em Ouro Branco, a dica é o distrito de Itatiaia, boa opção para quem procura tranquilidade de interior com cara de centro histórico.

2- Entre Trilhas, Sabores e Aromas

Um passeio que tem atraído cada vez mais turistas é a visita às cervejarias em Nova Lima. A experiência de conhecer o processo de produção das artesanais é única. Pelo menos nove cervejarias oferecem roteiros para degustação. Em Itabirito, a atração turística é experimentar o pastel de angu na tradicional  Mercearia Paraopeba.

Em Sabará, visite o centro histórico e, na hora da fome, dedique-se à gastronomia (jabuticaba, ora-pro-nobis e banana). Há grande variedade de lojas que vendem doces, salgadas, em compota e tudo mais.

Roteiro Entre Ruralidades. Memorial Carlos Drummond de Andrade. Foto: Acervo Prefeitura de Itabira/Divulgação
Roteiro Entre Ruralidades. Memorial Carlos Drummond de Andrade. Foto: Acervo Prefeitura de Itabira/Divulgação

3- Entre Ruralidades e Personalidades

Esse é pra quem gosta de curtir o turismo rural. Vá ao Museu do Tropeiro, em Ipoema para adentrar na cultura e na história da região. Em Itabira, mergulhe no mundo da poesia, visitando o Memorial Carlos Drummond de Andrade e os marcos dos Caminhos Drummondianos. Em Nova Era, a Igreja São José da Lagoa possui obras barrocas do entalhador português Francisco Vieira Servas. Já a Fazenda da Vargem é um importante entreposto comercial dos tropeiros antigamente.

4- Entre Serras da Piedade ao Caraça

Oferece opções relevantes de turismo religioso e também pra quem busca contato com a natureza. A visita à Serra da Piedade e à Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Caeté, são excelentes passeios. De lá, vale a pena uma esticada para conhecer o Santuário São João Batista em Barão de Cocais.

No distrito de Cocais em Barão de Cocais, aproveite para fazer trilha até a Cachoeira de Cocais. Em Santa Bárbara, visite o centro histórico, principalmente a Matriz de Santo Antônio – que tem rico acervo barroco – e o Memorial Afonso Pena. A visita ao Santuário do Caraça, entre Santa Bárbara e Catas Altas, é boa opção de turismo tanto religioso quanto de natureza. Em Catas Altas, conhecer a Matriz de Nossa Senhora da Conceição e o Bicame de Pedras para contemplar a natureza vai enriquecer eu passeio.

Outros destaques, especialmente para crianças:

– Em Barão de Cocais: Sítio Arqueológico da Pedra Pintada e Cachoeira de Cocais.

– Em Santa Bárbara: Visita a Casa do Mel no centro histórico e Visita ao Santuário do Caraça (entre Santa Bárbara e Catas Altas) onde é possível fazer trilhas e, com sorte, ver o lobo guará.

– Em Catas Altas: Passeio de Quadricíclo por trilhas na cidade a beira da Serra do Caraça, passando pelo Bicame de Pedras.

Quer viajar por Minas? Aproveite para conhecer 7 dos 50 melhores destinos de Ecoturismo no Brasil, segundo o Guia Quatro Rodas.