Mostra Cine BH: últimos dias para inscrição nos cursos gratuitos

São oferecidas seis modalidades de curso – três oficinas, dois workshops e uma masterclass – em três sessões com instrutores brasileiros e internacionais, num total de 280 vagas

Foto Leo Lara/Divulgação
Foto Leo Lara/Divulgação

Estão abertas as inscrições para oficinas, workshops e masterclass oferecidas gratuitamente durante a 10ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, que acontece de 20 e 27 de outubro na capital mineira. E atenção! Quem quiser se inscrever tem somente até amanhã (05/10/2016)! Confira como a programação está bacana e não fique de fora! Inscrições pelo site cinebh.com.br

Quais as modalidades?

O evento oferece um amplo programa de capacitação e formação para profissionais do setor, da educação, jovens e interessados em geral. Ao todo serão oferecidas seis modalidades de curso – três oficinas, dois workshops e uma masterclass em três sessões com instrutores brasileiros e internacionais, num total de 280 vagas.

Onde e quando?

Os cursos acontecem entre os dias 21 e 24 de outubro, nas dependências da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537 – Centro) e no Sesi Museu de Artes e Ofícios (Praça Ruy Barbosa, 600 – Centro), em Belo Horizonte.

Masterclass

Entre os destaques da 10ª Mostra CineBH está a presença do renomado crítico italiano Adriano Aprà, considerado um dos principais especialistas na história do cinema de sua geração. Aprà irá ministrar uma masterclass em três sessões nos dias 21, 22 e 24 de outubro. Cada masterclass contará com a exibição de filme histórico de três importantes cineastas: Carl Theodor Dreyer, Kenji Mizoguchi e Michelangelo Antonioni. Ao todo são ofertadas 80 vagas.

17.10.2015. BRASIL. BELO HORIZONTE. MG. 9ª CineBH - Mostra de Cinema de Belo Horizonte. Oficina: Analise de Estilos Cinematograficos. Instrutor: Cleber Eduardo (SP). Foto: Leo Lara/Universo Producao
Oficina: Analise de Estilos Cinematograficos. Instrutor: Cleber Eduardo (SP). Mostra Cine BH 2015. Foto: Leo Lara/Universo Producao

Oficinas

Uma das oficinas aguardadas e já tradicional na Mostra CineBH é a de Análise de Estilos Cinematográficos, ministrada pelo crítico de cinema e curador da Mostra Tiradentes, Cleber Eduardo. Esta oficina acontece de 21 a 23 de outubro, com oferta de 30 vagas, para estudantes entre 18 e 25 anos.

Tem o objetivo de desenvolver análise crítica e estética de filmes brasileiros contemporâneos. Ao final serão selecionados cinco estudantes para integrar o Júri Jovem da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes, agendada para 20 a 28 de janeiro de 2017.

Já o instrutor Guto Aeraphe irá ministrar a oficina Webséries – Mercado e Produção, que tem como proposta oferecer uma visão geral do mercado de webséries e os processos de criação e produção a partir da apresentação de dados de mercado, conceitos digitais e analógicos e debates sobre roteiros, linguagem, formação de novo público além de financiamento, exibição e distribuição das produções.

A oficina Assistência de Direção a ser ministrada pelo cineasta Marcelo Caetano, visa a formação de profissionais responsáveis pela costura das relações entre direção, elenco, produção e equipe técnica, assim como pela organização das etapas de pré-produção e filmagem.

Nela, o estudante poderá entender atuação da assistência de produção em algumas etapas do filme: análise de roteiro, seleção de elenco, elaboração do plano de filmagem, análise técnica, pesquisa de locações, decupagem, ensaios, dinâmica de set, ordens do dia, relações entre departamentos, direção de figuração, além das mudanças que vem ocorrendo em direção a processos de trabalho mais coletivos e horizontais.

Workshops

O advogado Rafael Neumayr ministrará o workshop Direitos autorais e contratos do audiovisual, em que serão apresentadas noções gerais a respeito dos direitos autorais no audiovisual com uma análise dos principais contratos celebrados na área do audiovisual, especialmente sob a perspectiva do tratamento dado à propriedade intelectual. Serão abordados, por exemplo, temas como o contrato de roteirista, o contrato de diretor, o contrato de coprodução e o contrato de distribuição de obras audiovisuais.

Outro workshop aguardado é o Workshop Internacional de Cinema Documentário que será ministrado pelas produtoras internacionais, Gudula Meinzolt (Visions du Réel e Festival Internacional de Cinema Nyon | Suiça), Lucie Tremblay (Lowik Media – Canadá), Martha Orozco (México), no dia 21 de outubro, de 14 às 16 horas com o propósito de apresentar experiências e possibilidades de coprodução internacional e inserção do documentário em eventos de mercado.

Programação completa:

OFICINAS
ANÁLISE DE ESTILOS CINEMATOGRÁFICOS
(seleção do Júri Jovem para atuar na 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes)
Instrutor: Cleber Eduardo
Período: 21 a 23/10 – sexta a domingo
Horário:  14h às 18h
Carga Horária: 12h
Número de vagas: 30vagas

ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO
Instrutor: Marcelo Caetano
Período: 21 a 23/10 – sexta a domingo
Horário: 14 às 18h
Carga horária: 12 horas
Número de vagas: 30 vagas
Faixa etária: maiores de 18 anos

WEBSÉRIES – MERCADO E PRODUÇÃO
Instrutor: Guto Aeraphe
Período: 22/10 – sábado
Horário:  9h30 às 13h30
Carga Horária:4h
Número de vagas: 30vagas

WORKSHOPS
DIREITOS AUTORAIS E CONTRATOS DO AUDIOVISUAL
Instrutor: Rafael Neumayr
Período: 21/10 – sexta
Horário:  9h30 às 13h30
Carga Horária: 4h
Número de vagas: 50vagas

WORKSHOP INTERNACIONAL DE CINEMA DOCUMENTÁRIO
Instrutores: Gudula Meinzolt ( Suiça), Lucie Tremblay (Canadá), Martha Orozco ( México)
Dia: 21 de outubro – sexta
Horário:  14h às 17h
Carga horária: 2 horas/aula
Número de vagas: 60
Faixa etária: a partir de 18 anos

MASTERCLASS
MASTERCLASS COM O CRÍTICO ITALIANO ADRIANO APRÁ
Instrutor: Adriano Aprá
Sessões: 21, 22 e 24/10
Horário:  14h às 17h
Carga Horária:12h
Número de vagas: 80 vagas

Até eu que não sou da área fiquei com vontade de me inscrever!