Academia Sommelier de Cerveja completa 5 anos

Para comemorar haverá brassagem com ex-alunos e novo módulo para experts

Marco Falcone é fundador da Academia Sommelier de Cerveja. Foto: Falk Bier / Divulgação

A renomada Academia Sommelier de Cerveja acaba de completar 5 anos e lança um novo produto no mercado: o curso Módulo II, de Extensão. Segundo Fabiana Arreguy, fundadora e sócia com Marco Falcone, “o curso se destina àqueles que já são sommlier e querem ampliar seus conhecimentos e seu networking”.

Outra comemoração será uma brassagem com ex-alunos, no dia 28/01, na Cervejaria Verace (Jardim Canadá), para uma cerveja exclusiva.

Take Five é o nome desta cerveja colaborativa. Ela será produzida pelas 10 turmas formadas. São cerca de 400 profissionais já empregados no setor. Take Five teve o estilo escolhido por votação dos alunos e também, por coincidência, é o nome da música favorita de Marco Falcone. Take Five será uma Juicy IPA com 5 lúpulos.

Cursos

O Módulo II, que tem início em março, terá carga horária de 50h/aula. No cronograma, aulas de marketing cervejeiro, empreendedorismo, turismo cervejeiro, estilos, produção de eventos, elaboração de plano de negócios e gestão sensorial.

O curso tradicional de sommelier, para aqueles que vão se iniciar no mercado (esse eu quero MUITO fazer), tem início no dia 04 de fevereiro, com duração de 100h/aula.

Matérias

* História da Cerveja passando pelas teorias de descoberta, antigas civilizações, Idade Média, desenvolvimento na Europa, Estados Unidos, América Latina e Brasil

* Componentes da cerveja, compreendendo  Malte /Lúpulo /Levedura e Água

* Noções do processo de produção da cerveja com a teoria de cada uma de suas etapas

* Conhecendo bebidas e alimentos afins cujos processos de produção se assemelham à cerveja

* Diferenciação entre Escolas Cervejeiras

* Introdução à análise sensorial de qualidades e defeitos da cerveja

* Análise de diferentes estilos e rótulos, com preenchimento de fichas de degustação

* Serviço ideal da cerveja, com explicação sobre copos, temperatura, teor alcóolico, unidades de amargor

* Harmonização de cervejas e gastronomia

* Serviço de chope

* Visita técnica a fábrica

As inscrições para os cursos estão abertas.

Sobre a Academia

Segundo um dos sócios, e proprietário da Cervejaria Falke Bier e Diretor do Sinbebidas, Marco Falcone, “nos orgulhamos muito dessa trajetória. Criamos uma escola regional, voltada exclusivamente para o mercado de Minas e não arrependemos. Acreditamos nesse potencial e já formamos grandes profissionais”.

Jaqueline Oliveira, Marco Falcone e Fabiana Arreguy. Foto: Bruno Werneck/Divulgação

Já Fabiana Arreguy, jornalista, uma das mais conceituadas sommelières de cervejas e juíza internacional, além de concordar com o amigo e sócio, complementa “nosso curso se diferencia dos demais por ser único com harmonizações em todas as aulas , análise sensorial semanal, levando os alunos a reconhecerem os atributos da cerveja. Além de termos aulas complementares como conhecimento de café, cachaça, vinho e chocolate. O que permite um melhor aprendizado para nossos alunos”.

Marco Falcone e Fabiana Arreguy foram os pioneiros no mercado de Sommelier de Cerveja em Minas Gerais. São membros da Federação Internacional de Sommelieres de Cerveja, com sede em Munique (Alemanha) e foram alunos da primeira turma da Doemens Academy de Munique no Brasil.

SERVIÇO:

CURSO DE SOMMELIER DE CERVEJA

Inscrições: 05 de janeiro de 2017

Valor: R$ 3.500,00, divididos em seis vezes, mediante depósito bancário. À vista o curso sai por R$ 3.200,00.

Local das aulas: Mercado Distrital do Cruzeiro (Rua Opala, s/n)

Contato: academiasommeliercerveja@gmail.com

Site: www.academiasommelierdecerveja.com.br