Famosos tapetes nas ruas de Ouro Preto. Ouro Preto. Foto: Eduardo Tropia

Cidades históricas de Minas para visitar na Semana Santa

Circuito do Ouro oferece belos roteiros turísticos em Minas Gerais famosos pelas celebrações religiosas

A Semana Santa é uma boa oportunidade para conhecer um pouco sobre as tradições de Minas Gerais. O Circuito do Ouro, por exemplo, apresenta importantes destinos que promovem festividades religiosas, como procissões e encenações sobre a paixão de Cristo.

Ouro Preto, Mariana, Congonhas e Ouro Branco que integram o roteiro “Entre Cenários da História” são boas pedidas.  Nas cidades que compõem o roteiro “Entre Serras da Piedade ao Caraça” também é possível  vivenciar religiosidade, celebrações, orações e reflexões sobre esse momento tão especial para os católicos.

Entre Cenários da História

Famosos tapetes nas ruas de Ouro Preto. Ouro Preto. Foto: Eduardo Tropia
Famosos tapetes nas ruas de Ouro Preto. Ouro Preto. Foto: Eduardo Tropia

Congonhas

Na cidade dos Profetas, as celebrações da Semana Santa se iniciam no Domingo de Ramos e seguem por toda a semana com as liturgias, cerimônia do lava-pés e na Sexta-feira da Paixão a tradicional encenação da paixão e morte de Cristo. Após a encenação os fiéis saem em procissão da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em direção a Matriz de Nossa Senhora da Conceição pelas ladeiras enfeitadas por tapetes feitos de serragem, pinturas e flores.

Mariana

Em Mariana o sagrado e as crendices populares se encontram, dando forma à Procissão das Almas, que acontece na madrugada da Sexta-Feira da Paixão para o sábado de aleluia. Na Procissão das Almas, as pessoas se vestem de branco, escondendo seus rostos sob um capuz, e carregam correntes e velas. A celebração da Procissão é uma tradição de aproximadamente 35 anos, sendo fruto de elementos tradicionais e folclóricos que emanam das lendas marianenses.

Ouro Branco

Já em Ouro Branco a celebração é marcada pela presença das comunidades rurais, sermões, confissões na casa paroquial e na realização da Santa Missa. Na quinta-feira Santa é realizada uma vigília pascal com a cerimônia do lava-pés e a tradicional transladação do Santíssimo Sacramento.

Ouro Preto

Ouro Preto tem como marca os tapetes feitos com serragem, borra de café, raspa de couro e cal branco. A cidade é palco de uma das mais expressivas comemorações da Semana Santa, e atrai visitantes de todo o Brasil para acompanhar a fabricação dos tapetes e as missas realizadas nas diversas igrejas do município. Outro ato simbólico das comemorações na cidade é a queima de Judas no Largo da Capela do Senhor do Bonfim e Agonia, no domingo.

Entre Serras da Piedade ao Caraça

Caeté. Foto: Acervo Nossa Senhora da Piedade
Caeté. Foto: Acervo Nossa Senhora da Piedade

Caeté

Na Serra da Piedade, onde se encontra a igreja da padroeira de Minas Gerais, há uma programação com várias missas e vigílias durante todo o período da Semana Santa. Outro grande momento na cidade é a Encomendação das Almas, quando os moradores em procissão rezam pelas almas que se encontram no purgatório com diversas missas, celebrações e vigílias.

Catas Altas

Nessa cidade, missas são realizadas em todas as igrejas locais. A Procissão de Ramos é muito importante para os moradores que mostram sua fé, e ainda há a comemoração da ressurreição de Jesus Cristo no Domingo de Páscoa. A encenação sobre lava-pés e  sobre a vida de Jesus Cristo acontece na porta da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, e a via-sacra, normalmente ocorre pela madrugada. Há, ainda, celebrações no Santuário do Caraça, com missas e via-sacra pelo Calvário.

Barão de Cocais

As missas em Barão de Cocais juntamente às procissões são os destaques da programação das celebrações durante a Semana Santa. No Santuário de São João Batista, o Sábado de Aleluia é da benção dos fogos. Conhecida como “Cerimônia da Luz”, nela todos os católicos renovam seus votos e promessas do batismo.

Santa Bárbara

Em Santa Bárbara as comemorações da Semana Santa são conhecidas pelo “Os Passos da Agonia”, que é uma encenação da paixão e morte de Cristo. O Teatro Âncora promove  há mais de 40 anos as apresentações que começam na Quinta-Feira Santa, e são realizadas em frente a Igreja Matriz de Santo Antônio, no centro histórico.

 

Viu como são várias as opções? Escolha seu destino e boa viagem!