Integrantes da CONFECE. Foto: Gustavo Xingu/Divulgação

Primeira Confraria Feminina de Cerveja do Brasil completa dez anos com festa

Festa all inclusive será na Casa Pampulha, em Belo Horizonte, com mais de cem rótulos

Há dez anos, uma ação de marketing que celebrava o Dia Internacional da Mulher reuniu dez mulheres, em Belo Horizonte, de mundos completamente diferentes, porém com uma paixão em comum: a cerveja. E naquela ocasião elas decidiram formar a primeira Confraria Feminina de Cerveja do Brasil, a CONFECE.

Naquela época, encontrar bons rótulos não era tão simples como hoje em dia. Estudar um tema, muitas vezes relacionado ao universo masculino – vide as propagandas machistas que rolavam – também não era tão simples. Mas elas insistiram e conseguiram ao longo de tantos anos fazer encontros mensais, sempre na segunda quarta-feira do mês, desbravando o território para o surgimento de outras confrarias femininas.

“Cada confreira planeja e se responsabiliza por uma reunião que pode ser feita em um bar, restaurante ou na casa das participantes. Ela apresenta os rótulos e propõe uma harmonização. Já fizemos estudos para conhecer os estilos de cerveja, enquanto algumas reuniões são mais lúdicas, por exemplo, para apreciar cervejas inglesas, ou de um bar, ou de uma cervejaria etc. Fica a cargo da criatividade de cada uma”, conta Jaqueline de Oliveira Silva, que integra a CONFECE.

Integrantes da CONFECE. Foto: Gustavo Xingu/Divulgação
Integrantes da CONFECE. Foto: Gustavo Xingu/Divulgação

Aniversário

A festa, que começou como uma comemoração do aniversário de um ano da confraria, aos poucos, foi se transformando em um evento que hoje faz parte do calendário das festas cervejeiras do Brasil.

“São mulheres de diversas profissões que querem difundir a cultura cervejeira, e, ao longo dessas comemorações, realmente as cervejarias abraçaram a nossa festa. O público é limitado. É uma festa que vale a pena estar presente. As cervejarias fazem lançamentos durante a Confece, consagrando para esse público formador de opinião uma grande oportunidade de conhecer novos rótulos”, destaca Jaqueline.

A festa

Este ano, a festa tem um gostinho especial, afinal, são 10 anos! O evento será no  próximo dia 27, de 13h às 19h, na Casa Pampulha, com a participação de aproximadamente 50 cervejarias e 25 bares e restaurantes. No total, serão mais de 100 rótulos e pratos da culinária mineira, italiana, alemã e contemporânea. O evento é all inclusive e os ingressos bastante disputados!

O tema da festa é “A vida é agora”, um convite às pessoas para que aproveitem cada momento de suas vidas, que é especial e precioso.

Cabify

Para você ir e provar todos os rótulos que conseguir sem se preocupar em dirigir, a Confece fechou uma parceria com a Cabify, com descontos especiais para seus convidados.

Orgulho

Para as participantes, chegar até aqui é resultado de muito trabalho e motivo de muito orgulho. “Somos dez mulheres! Não somos luluzinhas, somos mulheres apaixonadas por cervejas em um mundo machista no qual o homem bebia cerveja. A confraria era uma forma de desbravar esse universo e sair na frente sendo referência no calendário nacional. Comemorar dez anos é um sinal de vitória, de um bando de mulher que resistiu bravamente, saiu fora dos conceitos e fez história no mundo da cerveja”, finaliza Jaqueline. <3

CONFECE 10: A vida é agora

Data: 27 de maio – sábado

Horário: 13h às 19h

Local: Casa Pampulha (Av. Otacílio Negrão de Lima, 4928)

Mais informações: https://www.facebook.com/Confece/?fref=ts

Ingressos: confrariafemininadecerveja@gmail.com