Tour no Templo Cervejeiro da Backer é programa imperdível

Um programa superbacana para aproveitar os sábados em Belo Horizonte é participar do tour cervejeiro da Cervejaria Backer no Templo Cervejeiro, que fica no bairro Olhos D’água! É um passeio para se fazer com amigos, em casal e até mesmo com a família. A estrutura é incrível e você provavelmente vai ficar entusiasmado ao conhecer um pouco mais sobre o processo de fabricação de cervejas.

A cervejaria reformulou parte da sua fábrica especialmente para essas visitações, que são bem similares às realizadas em países da Europa, por exemplo. Se você é cervejeiro, vai adorar conhecer o local. Se você é curioso e não sabe nem a diferença entre uma Pale Ale e uma Pilsen também vai adorar! A atração é imperdível principalmente para os turistas a passeio pela capital!

O tour

Meu tour foi realizado em abril de 2017. Na ocasião, toda a renda da visitação foi revertida para o Hospital da Baleia. A primeira parte do tour é em uma sala multimídia, onde assistimos a um pequeno video institucional e aprendemos um pouco sobre cerveja. Ideal principalmente para iniciantes no universo cervejeiro.

Aula introdutória sobre cerveja e sobre a visita com o Beer Sommelier Heitor Silva

A segunda etapa é adentrar à Maternidade Cervejeira para conhecer a fábrica e acompanhar os processos, desde a seleção de ingredientes até o envasamento, com explicações bem pontuais e dinâmicas do beer sommelier responsável pela condução da turma.

A fábrica foi batizada de Maternidade Cervejeira

Toda a visita dura cerca de uma hora. Na última fase, os participantes têm direito a degustação de cinco rótulos da Backer de estilos diferentes e o grand finale é beber o chope do dia direto da “fonte”. A taça exclusiva você pode levar de lembrança! 

Degustação de cinco estilos de cervejas

Ao final da nossa visita, o mestre cervejeiro da Backer, o Sandro Duarte, deu uma “aula” de estilos e análise sensorial para mim e para a Viviane Furst, da assessoria Primeiro Plano, humildes aspirantes a Sommelier de Cerveja. Adoramos!

Degustação com o mestre cervejeiro da Backer, Sandro Duarte

Opções

Após o tour você ainda pode passar o dia no Pátio Cervejeiro, onde é possível fazer compras na loja de souvenir (camisetas, bonés, kits, copos, tacas, chaveiros, cervejas) e provar os pratos maravilhosos do Templo Cervejeiro, o restaurante. O cardápio traz várias releituras de pratos que Paula Lebbos, diretora de marketing da Cervejaria Backer, conheceu mundo afora.

Decoração

A decoração, assinada pela renomada Beth Nejm, é um dos grandes destaques. Cada detalhe foi pensado para trazer um pouco da atmosfera das grandes cervejarias do Mundo para o Brasil. Uma parede de barris coloridos de chope, pergolados com orquídeas e os tijolinhos a mostra trazem todo um charme para o ambiente, que comporta até 240 pessoas. O formato do prédio lembra antigas fábricas do Velho Continente com um pé direito alto. A iluminação tem atenção especial, feita com lâmpadas LED, com direcionamento que valoriza ainda mais cada ambiente.

Simplesmente vá!

Serviço

Visitação ao Templo Cervejeiro

Data: sempre aos sábados

Valor: R$ 40 (em maio/2017)

Agendamento: 31.99144-6471 ou 31.3228.8875

Endereço: rua Santa Rita, 220. Olhos d’Água, Belo Horizonte