Harmonizações de queijos e cervejas artesanais conquistam mineiros

Variedade de estilos de cervejas facilita combinação com queijos diversos

Ouça o programa:

Umas das harmonizações mais tradicionais e seculares da gastronomia é a de queijos e vinhos. Por muito tempo, essa combinação dominou as mesas, as reuniões sociais e eventos. Porém, atualmente, uma outra bebida vem ganhando cada vez mais espaço quando o assunto é degustação com queijos: a cerveja artesanal. E pra essa junção ser ainda mais prazerosa, os queijos artesanais mineiros se mostram como uma excelente opção.

Quem atesta isso é o jornalista gastronômico Eduardo Tristão Girão, um grande apreciador de queijos artesanais que tem realizado harmonizações do produto de Minas tanto com vinhos quanto com cerveja. E advinha qual das bebidas é mais fácil de harmonizar?

“Com cerveja eu acho mais fácil fazer essas harmonizações pela diversidade de estilos e também por conta da carbonatação. Pelo fato de ser uma bebida com gás, ajuda alimpar o paladar”, afirma Girão.

De acordo com ele, a variedade de cervejas é tão grande que ele não ousa apontar somente um estilo específico da bebida que mais se adeque aos queijos, até porque cada queijo também possui suas peculiaridades.

“Gosto de estar com a mente aberta para tomar e sentir e ver o que se encaixa melhor. Para toda cerveja a gente consegue encontrar um queijo mineiro artesanal que seja prazeroso pra ser consumido junto com ela. Sem muita dificuldade dá pra imaginar se é um queijo de vaca ou de cabra, mais ou menos maturado, com ou sem mofo etc. Acho que é tomar na hora e ver o que a bebida pede”, destaca o jornalista.

E uma dica geral para harmonização dos queijos de tipos de queijo mais complexos é buscar cervejas mais alcoólicas e evitar as muito lupuladas, isto é, com maior amargor. “Acho que o excesso de lúpulo, em alguns casos, vai tornar a harmonização difícil, o ele pode acabar sobrando na boca, ter o retrogosto muito duradouro e tornar a harmonização desagradável quando em excesso”, diz.

E para quem está interessado em participar de uma harmonização de queijos mineiros artesanais com cervejas artesanais, o Girão recomenda acompanhar o instagram dele que é o @eduardotristaogirao onde ele anuncia os eventos!

O CERVEJA É CULTURA vai ao ar às terças e quintas feiras na Rádio Super Notícia 91,7 FM!