Melhor cerveja do Brasil é de Minas Gerais

No mercado de cervejas artesanais tem novidade todos os dias! Diversos rótulos são lançados em um intervalo bem pequeno de tempo. E cada um melhor do que o outro e de um estilo diferente para agradar a todo tipo de paladar.

Mas você já se perguntou qual é a melhor cerveja do Brasil atualmente? Segundo a última edição da Copa Cervezas de América, realizada em Santiago, Chile, no fim do ano passado, a melhor cerveja do Brasil é a Disturbed, uma Double IPA mineira! Isso mesmo, a Cervejaria Verace, localizada no Jardim Canadá, em Nova Lima, é a responsável por esse feito.

A Disturbed é uma Double IPA, ou seja, uma cerveja com bastante amargor (IBU 81, a escala que vai de 0 a 120) e teor alcoólico de 8,1%. Ela é feita com lúpulos americanos e australianos. Essa cerveja maravilhosa harmoniza com carnes gordurosas, linguiça, pizza calabresa e comida mexicana apimentada.

O mestre-cervejeiro da Verace, Túlio Pinto, conta que para elaborar a receita, o primeiro passo foi provar as melhores Double IPAs do mercado para ter um parâmetro dos demais rótulos.

Por que Disturbed?

O nome Disturbed refere-se à perturbação sensorial que ela causa. “Ela tem uma carga aromática muito cítrica, com presença de maracujá, melão e manga, porém, apesar de todo esse aroma, trouxemos um amargor bastante potente”, afirma Túlio.

E apesar dos altos índices de amargor e teor alcoólico a cerveja tem um drinkability muito alto, ou seja, ela é fácil de beber, agrada ao paladar. No Festival Brasileiro da Cerveja 2017, realizado todos os anos em Blumenau, a Disturbed chamou bastante atenção. Ela também foi escolhida a melhor cerveja do Ourobier, festival de cerveja artesanal de Ouro Preto, além da grande premiação da Copa Cervezas de América 2017.

Novidades!

Mas não pense que o mestre-cervejeiro se acomodou com essa bela criação, ele já anuncia novidades. Para 2018, vamos dançar duas novas IPAs: uma American IPA e uma nova Double IPA, com características diferentes da Syrena e da Disturbed. Então aguardem que 2018 promete também!”, pontua o mestre-cervejeiro.

Ouça o programa Cerveja é Cultura, que vai ao ar às terças e quintas-feiras na Rádio Super Notícia 91,7 FM! Siga no Instagram e curta no Facebook!