O que é IBU? Como saber se uma cerveja é muito ou pouco amarga

Hoje em dia é cada vez mais comum encontrarmos cervejas artesanais no mercado e são tantas opções que fica difícil escolher. Principalmente quem está começando a conhecer esse universo cervejeiro pode encontrar dificuldades em optar por uma ou outra.

Então aí vai uma dica para os iniciantes. Em muitos rótulos de cervejas você vai encontrar escrito IBU. Em inglês, IBU é abreviatura de International Bitterness Unit, que no português é uma unidade internacional de amargor. Ou seja, pelo número do IBU a gente consegue ter uma noção se aquela cerveja é muito ou pouco amarga.

Escala

A escala do IBU vai de 0 a 120. Quanto maior o IBU, teoricamente mais amarga será a cerveja. Vamos aos exemplos: essas cervejas comerciais chamadas de pilsen, as famosas loiras geladas (que na verdade são do estilo american lager) possuem IBU de 8 a 15. São cervejas leves que combinam bastante com o verão.

As cervejas de trigo também possuem amargor baixo, e o IBU delas também costuma variar de 8 a 15. Até por isso esse estilo costuma ser a porta de entrada para o maravilhoso mundo da cerveja artesanal, visto que a maior parte das pessoas, quando experimenta outros estilos, ainda não está acostumada com o índice de amargor.

Para contrastar totalmente com esses estilos acima eu posso citar a Imperial Indian Pale ale, ou Imperial IPA, que pode ter índice de amargor de 60 a 120. Já imaginou? Vale ressaltar que nosso paladar só consegue perceber até mais ou menos 80!

Curiosidade

Para efeito de curiosidade: o que confere amargor à cerveja é o lúpulo, que é uma planta trepadeira da família das canabidáceas – isso mesmo, a mesma da maconha, só que ela não tem efeitos psicoativos, ou seja não dá barato.

Então, fica a dica pra você que está começando a experimentar cervejas artesanais. Confira no rótulo o IBU para ter uma noção do nível de amargor. Ele vai de 0 a 120. Quanto mais alto, mais amarga a cerveja!

OBS: Podemos notar diferenças de amargor nas cervejas de estilos diferentes com o mesmo IBU, porque o dulçor da cerveja interfere no amargor, mas isso já é um assunto mais aprofundado para os entendedores de cerveja. Para quem está só começando, saber isso já está de bom tamanho.

Exemplos:

A Reserva do Proprietário, da cervejaria Backer, do estilo Old Ale, tem IBU 21,3, ou seja: baixo amargor
Já a Cabral, que é uma barley Wine, tem amargor médio (IBU: 51).
A Disturbed, da Verace, que é uma double IPA tem IBU 81, ou seja, forte amargor.

 

Ouça o programa Cerveja é Cultura, que vai ao ar às terças e quintas-feiras às 12h30 e às 21h na Rádio Super Notícia 91,7 FM! Siga no Instagram e curta no Facebook!

Esse post também é publicado no Portal O Tempo.